Cidade

Compesa anda lado a lado com o desenvolvimento de Petrolina

Petrolina em seus 122 anos, comemorados hoje (21), tem atraído um crescimento vertiginoso com os olhares diferenciados para o seu potencial e está sempre figurando, em pesquisas nacionais, entre as melhores cidades para se viver no país. A infraestrutura, sem dúvidas, é um dos fatores que levaram Petrolina a receber o título de “cidade das oportunidades”. E a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) têm sido uma grande aliada na melhoria da infraestrutura da cidade realizando investimentos importantes para ampliação e modernização dos sistemas de distribuição de água e de esgotamento sanitário. Nos últimos dez anos, o Governo do Estado e a Compesa destinaram R$ 156 milhões para a melhoria da prestação dos serviços de saneamento em Petrolina, que hoje conta com o abastecimento contínuo (diário) e 80% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. A companhia está buscando investimentos para realizar novas obras de universalização do atendimento em Petrolina, em benefício das áreas urbana e rural do município.

Esses índices são bem superiores se forem comparados, por exemplo, aos apresentados pelas demais cidades sertanejas de Pernamabuco, ou mesmo à cobertura de esgotamento sanitário da Região Metropolitana do Recife – que alcança um pouco mais de 30%. Um dos maiores investimentos feitos foi a implantação do Sistema de Abastecimento Vitória, no ano de 2015, que permitiu aumentar a oferta de água para 60% da população de Petrolina. Composto por 78 quilômetros de tubulações, cinco reservatórios, três estações de bombeamento e uma moderna Estação de Tratamento de Água (ETA), o sistema fornece uma vazão de 35 milhões de litros de água, por dia, e beneficia 270 mil pessoas.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro foi modernizada, no ano de XX, e tornou-se referência em todo Nordeste. A unidade garantiu um aumento de 60% no tratamento de esgoto gerado pela cidade, colaborando para elevar o índice de cobertura de esgotamento sanitário de XX para 80%. A companhia também já anunciou a captação de recursos para o projeto de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Dom Avelar e Antônio Cassimiro, que deve iniciar em 2018. No momento, estão em andamento intervenções para melhoria e recuperação de redes na Bacia do Dom Avelar, São Gonçalo e algumas áreas dos bairros São Jorge, Santa Luzia, Terra do Sul – que, em curto prazo, serão operados pela Compesa.

Em parceria com a Prefeitura de Petrolina, a Compesa está executando intervenções nos bairros Atrás da Banca e Centro para a identificação de pontos de lançamento irregular de esgoto nos canais e galerias de águas pluviais, além de implantar nova rede coletora nessas áreas. Já foi feita a retirada dos esgotos clandestinos na Orla I e Orla II, e também nas Ruas dos Industriários, São Francisco Clementino Coelho, Fernando Reis, Rua do Trabalho e 1º de Maio, no bairro Atrás da Banca. Além disso, a companhia também vai iniciar as obras de recuperação do emissário do Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros do Jardim Amazonas, Vale do Grande Rio e Pedro Raimundo, e também a obra de implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário na bacia do Jatobá que atenderá os bairros Jatobá e Fernando Idalino. Esta última obra já está na fase final de licitação.

Informações da assessoria de imprensa da Compesa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar