Saúde

Equipe da secretaria da Saúde de Lagoa Grande apresenta projeto inovador no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo

O município de Lagoa Grande, PE, e todo o estado de Pernambuco viveram recentemente uma grande epidemia com relação à incidência de casos de arboviroses (doenças transmitidas por picadas de mosquitos), causadas pelo Aedes Aegypti. Á época toda equipe da secretaria da Saúde de Lagoa Grande junto com a população foram mobilizadas através dos agentes de vigilância epidemiológica e de endemias, coordenação de atenção básica que trabalharam intensamente no combate ao mosquito. As ações deram bons resultados e daí surgiu um grupo de pesquisadores que resolveu criar um projeto científico com ações e práticas preventivas e que hoje, 25, está sendo apresentado no hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

Apesar das dificuldades financeiras o Prefeito tem garantido apoio e suporte para o desenvolvimento das ações “Estamos estimulando e incentivando todos os nossos colaboradores a buscar conhecimento e aplicá-lo em nossa cidade. A educação em saúde é primordial neste contexto e a população precisa estar junto inserida e entendendo qual é o seu papel para que possamos vencer esta guerra contra o Aedes que se tornou hoje umas das prioridades no âmbito da saúde pública nacional” alertou Vilmar Cappellaro

A representante da equipe e diretora de planejamento em saúde, enfermeira Samara Martins, está apresentando o projeto “Com esta apresentação aqui no Sírio-Libanês, que é referência internacional em medicina e diversas especialidades, Lagoa Grande será destaque nacional em boas práticas em saúde”garante. Durante vários meses a equipe esteve debruçada nos estudos para criar o projeto de educação preventiva com as melhores alternativas quanto ao controle de vacinas; descarte adequado do lixo;  armazenamento de água, entre outras. O Prefeito juntamente com o secretário da Saúde, Ítalo Ferreira, já encaminharam ao ministério da Saúde, pedido de recursos na ordem de R$ 180 mil reais para o desenvolvimento das ações. ( Ascom/PML).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar