Saúde

Número de novos casos de HIV ainda é alto em Petrolina, diz Secretaria Municipal de Saúde

Testes rápidos para identificar o HIV (Foto: Reprodução/RPC)

O índice de novos casos de pessoas com HIV em Petrolina, no Sertão pernambucano, ainda assusta. Até o mês de outubro deste ano o município registrou 96 novos casos da doença. Isso sem contar que durante a campanha “Dezembro Vermelho” foram identificados mais 12 casos reagentes. Mesmo não tendo o consolidado de todo 2017, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para o alto número de contágio.

Até o momento, a Secretaria registrou 108 casos da doença, oito a menos do que todo o ano de 2016 em que foram 116 novos casos de HIV. De acordo com a secretária-executiva de Vigilância em Saúde de Petrolina, Marlene Leandro Peixoto, as pessoas ainda desconsideram as diversas formas de prevenção. “O número é considerado alto hoje em dia. Isso se a gente considerar os insumos de prevenção. O número era para ser bem menor. Tem gente ainda se contaminando ano a ano com HIV”, destacou.

A identificação do HIV pode ser através do teste rápido para a doença realizado gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE). “O importante é identificar a pessoa com vírus para iniciar o tratamento antes que venha desenvolver a doença”, disse.

A procura pelo teste também aumentou. O CTA realizava cerca de 35 testes rápidos por dia. O número praticamente dobrou. Segundo Marlene Leandro, atualmente são feitos quase 70 testes rápidos para HIV. Para a realização destes exames rápidos, basta comparecer ao CTA que fica na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Petrolina e informar o desejo de realizar o teste rápido. O exame fica pronto entre 15 e 30 minutos. É preciso levar documento oficial de identificação e Carteira do SUS. “Caso dê reagente, a gente encaminha para o Serviço de Atenção Especializada e lá são feitos outros exames laboratoriais para ser encaminhado para o acompanhamento”, declarou Marlene.

Uso do preservativo nas relações sexuais evita contaminação do HIV (Foto: Caroline Aleixo/G1)

A melhor forma de evitar a contaminação da doença é a prevenção. “A prevenção é simples: usar preservativo nas relações sexuais. A gente sempre orienta às pessoas a não compartilhar seringas e outros materiais de uso pessoal, o recomendado é que cada pessoa utilize o seu. Tem também a transmissão vertical, de mãe para filho”, disse. O horário de funcionamento do CTA é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Por Amanda Franco, G1 Petrolina

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar