Cultura

Escultor petrolinense criará um parque de esculturas para homenagear a avó e a diversidade da fauna da caatinga

Mais de oito anos esculpindo os mais conhecidos monumentos, figuras públicas e símbolos de vários lugares do País, tendo conquistado vários prêmios com suas inspirações e criações. Esse é o artista plástico Ranilson Viana, de Petrolina, no sertão pernambucano, que projeta para a carreira grandes e belos projetos, sempre pensando em deixar viva na memória dos apreciadores da arte, um pouco do que representa a região em que nasceu e vive.

Um dos projetos que ganhará forma em breve e que é um sonho do escultor, é fazer uma escultura de Joaquim dos Santos Rodrigues, o ‘internacional Seu Lunga’. Conhecido personagem do folclore nordestino, Ranilson sonha e trabalha para retratar um dos símbolos e mais conhecidos personagens do Nordeste brasileiro.

O outro projeto que o escultor sertanejo deverá colocar logo em prática e que seus olhos brilham ao falar sobre ele é o da criação do Parque de Esculturas Mariquinha, uma homenagem a sua vó e à diversidade de espécies da fauna do semiárido nordestino. O espaço será erguido no Sítio Alegria, distrito de Cristália, na zona rural de Petrolina, lugar onde Ranilson nasceu e foi criado pela avó.

“Já separei a área, estamos nos estudos técnicos. Foram feitas fotografias e medidas técnicas. Serão esculturas grandiosas que terão a partir de 2 metros, retratando todos os bichos da caatinga. É meu sonho e vou correr atrás para torna-lo realidade em breve”, declarou o artista com entusiasmo.

De início, o Parque Mariquinha terá 85 esculturas que serão retratados por Ranilson por meio de estudos de quem conhece também a riqueza da caatinga nordestina, mas outros artistas serão convidados por ele para expor sua arte no Parque.

“Vou começar com 85 esculturas por ser a idade da minha vó, mas estaremos em contato com outros artistas para mostrarem suas criações em nosso Parque. As 85 esculturas iniciais serão todas de minha autoria. Uma delas será a da minha vó, inclusive já fiz a miniatura dela. Será a marca do Parque Mariquinha”, detalhou Ranilson Viana.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar