Cidade

Saiba como montar uma vitrine irresistível para os clientes

Pesquisa elaborada pelo Sebrae identificou que 80% das decisões de comprar acontecem diante da vitrine. O estudo apontou, ainda, que a reformulação de uma vitrine pode alavancar as vendas em até 25%.

Os dados atestam que, para os comerciantes que possuem loja física, é fundamental manter esse local de exposição bem estruturado, a fim de atrair a clientela para dentro do estabelecimento e concretizar a venda.

A eficácia das vitrines no funil de vendas é tão relevante que existem profissionais especializados (vitrinistas) em elaborar esses espaços com o intuito de construir a identidade visual, comunicando a narrativa da marca e transformando o local num cenário irresistível ao consumidor. Veja a seguir algumas sugestões para potencializar o poder de conversão de vendas, a partir de uma vitrine bem estruturada:

Calendário promocional

Organize um planejamento pautado em datas comemorativas que acontecem ao longo do ano, nacional e regionalmente. Crie cenários específicos para cada época. Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia das Bruxas, Natal, Réveillon e início das estações do ano são ótimas temáticas e oferecem uma infinidade de possibilidades para dar vazão à criatividade na hora de montar uma vitrine.

Equilíbrio de elementos

Lembre-se de escolher elementos que de imediato transmitam a mensagem da época que se anuncia, tais como confete, serpentina e máscaras nos dias que antecedem o carnaval. Mas, saiba dosar a composição. Uma vitrine vazia não chama a atenção de ninguém e se tiver muitos componentes pode passar uma mensagem de desorganização. A ideia é dar destaque a alguns produtos do seu estoque, sem exibir todos. Para conhecer tudo o que é vendido na loja, o cliente terá o impulso de entrar no estabelecimento.

Luzes

Um bom vitrinista sabe usar, como ninguém, o recurso da iluminação. Procure utilizá-la de forma direcionada às peças que deseja destacar, mas não deixe de incluir elementos que remetam ao tema retratado. Valem também sons e, se possível, cheiros característicos. Esteja atento às cores, pois elas transmitem muito sobre a mensagem que a loja pretende passar a quem a observa do lado de fora. No Natal, por exemplo, o vermelho tem destaque em contraponto com o verde e o branco. Na Semana do Réveillon, as lojas costumam apostar no branco e na época que antecede os festejos juninos é tempo de fogueiras, bandeirinhas e explosões de luzes que simulem os fogos de artifício.

Identidade

Ainda que a vitrine se adapte às datas comemorativas que se sucedem ao longo do ano, fique atento para não se desconectar da identidade visual da sua marca. É importante manter elementos de reconhecimento da loja a cada troca de cenário.

Promoções

As datas festivas acontecem durante todo o ano e o objetivo é ampliar as vendas! Na hora de montar a vitrine, não esqueça de incluir algumas das peças que estão em promoção e anexe o preço! Elas funcionarão com ímãs para atrair os clientes para dentro da loja, dispostos a terem acesso a outros produtos que estejam também com valores promocionais.

Carlos Humberto ASN/BA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar