Artigo

Educação: O não compartilhamento de materiais escolares não pode ser visto como individualismo

Doutoranda em Ciências da Educação

Em artigo enviado, a professora Joseilde Paulino da Silva, da rede municipal de ensino de Lagoa Grande (PE) e Gestora do Colégio Gota de Ouro, relata a importância dos professores a frente do novo momento vivenciado pelos alunos em não compartilhar seus materiais escolares que não pode ser compreendido como individualismo.

Confira.

No dia dezoito de março do ano de dois mil e vinte, as aulas foram suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Hoje, retornando em algumas escolas ao novo normal com aulas presenciais temos um grande desafio: O NÃO COMPARTILHAMENTO DE MATERIAIS ESCOLARES E O INDIVIDUALISMO.

Nas últimas décadas por motivos educacionais e sociais, os professores orientavam seus alunos a compartilharem seus materiais com os demais colegas de sala de aula. Essa atitude coletiva tinham como um dos principais objetivos levar ao aluno a compreensão da importância da socialização, ou seja, o indivíduo estar sempre em constante relação um com o outro.

Por outro lado, as escolas hoje vivenciam o individualismo do não compartilhamento, pois o que antes era uma prática pedagógica adotada no ambiente escolar de se compartilhar, agora o novo normal é não compartilhar por conta da disseminação do coronavírus.

E agora, como os professores devem agir diante dessa nova situação entre o não compartilhamento e o individualismo?

Esta é uma questão que precisamos está bastante atentos e prontos para orientar os nossos alunos. Eles precisam estar cientes que a ação do não compartilhar é uma questão cientificamente biológica, ou seja, medidas de prevenção contra o vírus. No entanto, essa ação deve ser orientada pelo professor deixando claro que não se caracteriza individualismo e sim, o cuidado recíproco.

Portanto, os nossos alunos devem entender que está fase crucial que estamos passando terá fim e que a ação de compartilhar, de repartirmos voltará em breve ao nosso cotidiano escolar.

Joseilde Paulino é Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Lagoa Grande (PE), proprietária do Colégio Gota de Ouro, tem formação em Pedagogia pela universidade de Pernambuco, especialização em Gestão Escolar e Educação Infantil, Mestra em Psicanálise na Educação e Ciências da Educação e Doutoranda em Ciências da Educação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar