Cidade

Voluntários americanos realizam mutirão para reformar casas em Recife

Iniciativa da Habitat para a Humanidade Brasil acontece no bairro Bomba do Hemetério e beneficiará quatro famílias

“O Futuro Começa em Casa”. Este é o nome do programa da Habitat para a Humanidade Brasil que beneficiará quatro famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade, com a reforma de suas casas feitas por um grupo de 12 voluntários dos Estados Unidos. A ação começa no próximo domingo (25), quando eles chegam ao Brasil, e vai até dia 02 de julho, no bairro Bomba do Hemetério, região com mais de 12 mil moradores, três mil domicílios e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Como o nome do programa diz, o objetivo da ação é oferecer condições de moradia adequadas para crianças e adolescentes e, consequentemente, promover melhores condições de desenvolvimento e maiores chances de um futuro com mais oportunidades.

“Estamos falando de uma casa onde se dorme, estuda e vive bem. Onde as pessoas ficam menos doentes e as crianças faltam menos na escola, por isso é nela onde começa o futuro. Para algumas pessoas tudo isso é normal, para outras isso ainda é um sonho”, afirma Socorro Leite, diretora executiva da Habitat Brasil.

Este é o caso das 19 pessoas que serão beneficiadas por esta ação. Entre elas, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Veridiana Sizino (53 anos) é uma delas. Casada há mais de 35 anos, vive com o marido e outras quatro pessoas. O objetivo da reforma será melhorar a mobilidade de sua mãe (80 anos), que utiliza cadeiras de roda, e seu neto mais novo (09 anos), por meio da instalação de piso e reforma no banheiro para evitar infiltrações e curto-circuito. Outra moradora é Rosangela Maria (46 anos), chefe de família. Ela mora com seu marido e mais quatro pessoas, inclusive um neto de cinco anos.

“Minha casa é bastante úmida pela situação do piso e do reboco. A fiação elétrica também é precária. O sonho da minha filha é ter a casa mais arrumada. O meu é ver minhas filhas e neto se dedicando aos estudos e praticando o bem”, afirma Rosangela.

Além delas, as famílias de Iraldo Francisco (41 anos), que mora com sua esposa, filha e uma neta, e Iraneide de Narciso (53 anos), que vive com seu marido e um neto de sete anos, serão beneficiados.

Os voluntários

A ação faz parte do programa Global Village da rede internacional Habitat for Humanity, que mobiliza voluntários de diversos países para a reforma nas casas de famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo assim o encontro de diferentes realidades e um intercambio entre culturas transformador para ambas as partes.

“Nesta ação todos são beneficiados. As famílias que terão suas casas reformadas e os voluntários que conhecerão novos contextos, talvez distantes ou impensáveis para eles. Uma experiência que ambos levarão para toda a vida”, destaca Socorro.

Para chegar ao Brasil, os voluntários arrecadaram aproximadamente R$ 50 mil com amigos e familiares por meio de uma plataforma online de captação de recursos (crowdfunding). Serão cinco mulheres e sete homens com idade entre 17 e 64 anos. Além da ação solidária na comunidade do Alto de Santa Terezinha, o grupo conhecerá um pouco mais da realidade da mesma visitando o Centro Comunitário da Paz (Compaz), da Prefeitura Municipal de Recife, espaço de cidadania e promoção de Cultura de Paz. Além disso, conhecerão um pouco mais da cultura pernambucana com programação que vai desde visita histórica em Olinda a oficinas de Maracatu.

Saiba mais sobre o programa (http://habitatbrasil.org.br/project/o-futuro-comeca-em-casa/) e sua atuação no bairro Bomba do Hemetério (https://goo.gl/cLvfpH).

Mutirão para reforma de casas

Quando: 26 a 30 de junho de 2017, das 8h às 16h

Onde: Bairro Bomba do Hemetério

Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil

Motivados pela visão de que todos merecem um lugar adequado para viver, Habitat para a Humanidade Brasil começou sua missão no país em 1992. Desde então, já desenvolveu projetos em 12 estados e apoiou mais de 60 mil pessoas na construção ou melhoria de suas casas, assim como no acesso a água em regiões de seca. Há mais de 10 anos também trabalha em espaços democráticos para propor e incidir por políticas públicas de acesso a moradia. Além disso, a organização promove capacitações para fortalecimento de mulheres, jovens, lideranças e comunidades e, através de ações de voluntariado e mobilização, busca envolver a sociedade na luta pelo direito à cidade e à moradia adequada. Dessa forma, a Habitat apoia famílias, para que alcancem a força, estabilidade e autossuficiência necessárias para construir uma vida melhor. Para saber mais, acesse http://habitatbrasil.org.br/

Mais informações para a imprensa com:

Lead Comunicação – (11) 3168-1412 – www.lead.com.br

Luiz Soares – (11) 3046-2524/98752-4637 – luiz@lead.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar