Cidade

Prevenção: Prefeitura de Lagoa Grande convida profissionais da imprensa e comunicação para teste Coronavirus

Todos os profissionais da imprensa e comunicação do município de Lagoa Grande, PE, (trabalhadores em rádios, blogs, produtores de estúdio, carros de som), foram convidados para a realização de testagem de prevenção do Coronavirus. A secretaria da Saúde tem seguido o cronograma conforme prioridades e orientações do Ministério da Saúde. O primeiro grupo testado foi dos trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente da guerra invisível. Também já foram testados os profissionais da segurança pública (policiais militares), os servidores da secretaria da Infraestrutura, secretaria da Agricultura, Agência de Defesa do Meio Ambiente, Conselho Tutelar, secretaria da Assistência Social e Vigilância Sanitária.

Os próximos grupos serão os profissionais da secretaria da Educação, o quadro administrativo da Prefeitura, Tributos, imprensa/comunicação, além de todos os casos sintomáticos que procuram as unidades da Saúde.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde do município, Affonse Henrique Coelho Cotting, o objetivo é detectar com maior velocidade os casos positivos, isolar a pessoa, diminuir a circulação do vírus e o serviço médico já iniciar o acompanhamento preventivo para a recuperação do paciente, aumentando a segurança das pessoas que não puderam aderir ao home office/teletrabalho. “Dependendo do número de dias dos sintomas aplicamos o swab (procedimento invasivo, feito por meio de uma raspagem na região interna do nariz) e este é encaminhado ao Lacen para análise do RT-PCR. Nos demais casos utiliza-se o teste rápido com uma coleta de uma gota de sangue extraída do dedo, o resultado sai em 15min. O procedimento é simples, rápido e, não impede que o servidor ou profissional da área continue trabalhando” explicou Affonse.

A secretária da Saúde, Samara Martins, faz um alerta “Além de testar todos os setores, departamentos, existem as demandas dos pacientes sintomáticos. O prefeito nos pediu para realizarmos o maior número de teste possível. Mesmo os que já fizeram os testes, devemos continuar mantendo a etiqueta respiratória e evitar aglomerações. Exemplos: Cada um no seu setor; Evitar as comemorações e refeições coletivas; Evitar sociais com amigos em casa nos fins de semana (tipo live e afins); evitar visitas a parentes. E quando apresentar algum sintoma, de imediato ir à unidade de saúde e se afastar do serviço. As testagens rápidas têm sido muito importantes na prevenção e são feitas com acompanhamento das equipes da Saúde e Vigilância e, as preferências são dos casos emergenciais”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar