Sábado (11/05) ficou registrado no calendário da comunidade de Mudubim Zona Rural de Petrolina, Sertão do São Francisco. Isso por que, mais de 50 famílias poderão contar com água saindo das torneiras em suas moradias por meio da adutora e dá adeus aos serviços dos carros-pipas.

A obra foi iniciada em janeiro e já estava em fase de teste desde final de março.

“O permanente compromisso do prefeito Miguel Coelho com a população de toda a zona rural de Petrolina é constante e estamos muito atentos para atender uma das maiores solicitações que é o acesso à água. A Adutora do Mudubim beneficiará 50 famílias e indiretamente atenderá mais 20 que se encontram distantes da obra e agora poderão adquirir água nas cisternas das pessoas que estão mais próximas”, destaca o gestor da pasta, Simão Durando.

Os serviços são executados pela Secretaria de Governo e Agricultura através de emenda do deputado federal Fernando Filho repassada para a 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que realizou a entrega dos canos. Cerca de 22 pessoas da comunidade participaram diretamente da obra, colaborando na instalação dos canos junto aos operadores das máquinas da prefeitura.

Adutora

A adutora conta, atualmente, com 16,7 km construídos e ao fim das obras deve alcançar 20 km de extensão, incluindo a rede principal e demais redes de distribuição que também vão beneficiar a comunidade de Angical ofertando 40 m³ de água por hora.