Cidade

Educação de Petrolina se consolida como melhor de Pernambuco e leva dois prêmios do Idepe

A educação pública de Petrolina foi premiada pelo Governo do Estado como a melhor de Pernambuco. A cidade ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação (Idepe) 2023, na categoria das grandes cidades. O município sertanejo obteve as notas mais altas tanto nos anos iniciais quanto nos finais. A premiação foi realizada, na última sexta (27), em cerimônia no Recife.

O resultado foi celebrado pelo prefeito Simão Durando. Para o gestor, a premiação dupla é a comprovação do trabalho que a gestão municipal vem realizando na educação. “Esta é mais uma grande conquista para Petrolina. Um resultado de muito trabalho, investimentos e cuidado com o nosso futuro. Gostaria de agradecer e compartilhar essa premiação com cada aluno, com as famílias, professores, cada trabalhador e trabalhadora da educação. Esse prêmio é mais um motivo para toda a população de Petrolina bater no peito e se orgulhar. A melhor educação pública é daqui, de Petrolina“, comemorou o prefeito.

O Idepe é um índice criado pelo Governo do Estado para avaliar o ensino básico nas escolas públicas. O índice possibilita o planejamento de políticas públicas que visam a melhoria da educação. Para o cálculo anual do IDEPE, são considerados o fluxo escolar (taxa de aprovação), com base no Censo Escolar da Educação Básica, e o desempenho dos estudantes na avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado.

A premiação do Idepe é dividida em duas categorias: maior crescimento e melhor desempenho. Petrolina liderou os dois rankings da categoria Desempenho, ou seja, ocupando o topo da lista nos anos iniciais e anos finais. Com esses resultados, as escolas municipais de Petrolina, mais uma vez, aparecem na liderança em comparação ao Recife, Olinda, Caruaru, Jaboatão e demais cidades de grande porte elencadas pela avaliação.

Além de líder no Idepe, a educação pública de Petrolina já é reconhecida por ter a melhor nota no Ideb em Pernambuco. A cidade também ostenta o selo Unicef para políticas públicas para a infância. Hoje, a rede municipal conta com a maior rede pública de creches e é referência em escolas em tempo integral do estado. A estrutura escolar ainda possui um dos maiores percentuais de salas de aula com climatização.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar