Política

Orocó: Vereador Ismael Lira cobra projeto de reajuste do piso salarial dos professores e diz que prefeito rebaixou salários de servidores da educação do concurso de 2017

O vereador e líder da oposição Ismael Lira (PSD/PE), pré-candidato a prefeito de Orocó, Sertão de Pernambuco, participou na manhã desta quarta-feira (19) do Programa Super Manhã, na Radio Jornal Petrolina (PE), para falar da crise que se arrasta do governo municipal com os servidores da educação que estão em greve no município de Orocó.

Lira fala que foram dois motivos que levaram a greve. “Primeiro à partir de 10 de dezembro de 2019, a prefeitura de Orocó rebaixou os salários dos servidores da educação que foram efetivados neste último concurso a partir do ano de 2017. Eu acredito que em lugar nenhum do Brasil pode um município baixar salario de servidor efetivo.  A segunda é que todos os anos tem o reajuste dos servidores da educação que se dá através de uma lei federal e este ano o presidente da república, o MEC determinou que o reajuste salarial para os servidores da educação será de 12, 84% e este reajuste foi fixado pelo governo federal e existe um repasso do governo federal para os Estados e municípios estarem pagando este reajuste aos profissionais da educação e, no município de Orocó não só o prefeito até o dia de hoje não mandou o projeto de lei para reajustar o salario desses servidores para a câmara de vereadores”, disse o parlamentar.

Segundo o vereador, o prefeito não mostra interesse de conversar com a categoria. “Por diversas vezes em reuniões da categoria dos representantes do sindicato com o pessoal da prefeitura que não vai dá reajuste. Um contador deu uma reposta para a categoria se eles quisessem 3% podia dá os 3% que está bom de mais. A lei federal determina 12,84%, então quer dizer a lei está dizendo uma coisa, mas o município de Orocó vai está impondo algo diferente”, comentou Lira.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar