Cidade

Na Semana de Ciência e Tecnologia, Prefeitura destaca ações que transformam Petrolina em uma cidade inteligente e conectada

Outubro é o mês nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem o intuito de valorizar as grandes descobertas e incentivar os cientistas a desenvolverem novas pesquisas. Para celebrar a data, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, abriu nesta segunda-feira (16), a 12ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que visa despertar a capacidade e a consciência investigativa dos estudantes para questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, a partir do envolvimento em atividades de caráter científico-tecnológico. A novidade este ano é que a Semana conta com o incentivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Com o tema “Petrolina Conectada com a Sustentabilidade: Promovendo Conhecimento Científico e Tecnológico”, a abertura do evento contou com a presença do prefeito Simão Durando, da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, do secretário de Inovação e Tecnologia, Cleriston Ramos, do assessor técnico de Gestão, Inovação e Tecnologia, Bruno Pinheiro, além de outros representantes da gestão municipal e comunidade escolar. A Semana está sendo realizada simultaneamente nas Escolas Municipais Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), Mãe Vitória, Santa Terezinha e José Esmerindo Ribeiro. O evento segue até o dia 21 de outubro e conta com uma extensa programação, a exemplo de mesas redondas; palestras; cinema; Feira de Ciências e de Artigos Científicos; apresentações culturais; além de uma série de oficinas sobre produção de perfumes, produção de sabão, de compostagem, robótica sustentável; práticas de higiene e saúde bucal, entre outros.  

Para expandir o alcance das atividades, foram realizadas parcerias com as Secretarias de Saúde e de Inovação e Tecnologia, SEBRAE, Cooperativa de Recicláveis, IF Sertão e a marca Positivo. “A tecnologia é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade pois abre portas para diversas oportunidades, além contribuir com a qualidade do ensino e de facilitar o trabalho dos servidores da educação na prestação dos serviços, de otimizar o tempo e garantir maior segurança de dados e informações. O prefeito Simão Durando acredita que uma gestão pública deve estar centrada em tecnologia, na ciência e na sustentabilidade e, por isso, segue investindo em ferramentas que nos possibilitem avançar”, afirmou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa.  

A Prefeitura de Petrolina atua, desde 2017, para tornar o município cada vez mais uma cidade inteligente e sustentável, o que implica a utilização de avanços tecnológicos a serviço dos cidadãos, e também a adoção de práticas que colaborem ainda com a sustentabilidade. No caso da Secretaria de Educação, a atual gestão tem promovido inovações importantes para garantir mais agilidade e eficiência na prestação dos serviços públicos nas unidades de ensino. Entre os destaques estão a entrega de diversos equipamentos eletrônicos e tecnológicos para todas as escolas e creches; implantação de novas plataformas digitais na rede de ensino, como o Sistema Integrado de Gestão para Educação (Sigeduc); memorandos e ofícios 1Doc e pacote Google, além de várias outras ações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar