O Conselho de Usuários da Água do Sistema Perenizado (Consupontal), em parceria com o Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf) realizou no último domingo (1º), a II edição da feira de frutas produzidas na área de sequeiros do município Petrolina (PE). O evento foi realizado na Escola Dom Antônio Malan, Sítio Lajedo.
Com o tema ‘Segurança Hídrica é potencial de desenvolvimento’, a II edição mostrou a importância econômica do sistema irrigado para os agricultores da área de sequeiro. A Expo Pontal foi aberta a todos os agricultores do sequeiro, irrigado, ribeirinho e assentamentos de Petrolina, e mostrou a força da agricultura das regiões de: Poço da Serra, Pedra Danta, Volta da Carolina, Sítio Gavião, Amargosa, Comprida, Lajedo, Mandin, Jatobá, Assentamento Gavião, Assentamento Poço do Canto, Assentamento Lagoa da Pedra, Assentamento DRWelson Maciel, Assentamento Bela Vista e Assentamento Londrina.
A coordenadora do evento, Francisca Ribeiro agradeceu a presença de todos e falou sobre as dificuldades para a realização da ação. “Sabemos que estamos vivendo um ano difícil e mesmo assim enfrentamos todos os obstáculos e fizemos acontecer. Estamos promovendo a II Expo Pontal para demonstrar a importância que o riacho perenizado tem para essas famílias, vamos continuar buscando recursos com o governo municipal para beneficiar todos os nossos agricultores, agradeço a presença de todos”, destacou.
O evento contou ainda com a apresentação de dança dos alunos da escola fomentando a cultura nordestina, teve ainda apresentação do documentário: “Nas margens, mas às margens do canal” (Edleusa Figueiredo), apresentação de cordel valorizando toda região de Pontal, além da apresentação artística de Lu Vaqueira que animou os convidados.
Por sua vez, a Presidente do Sintraf Petrolina, Isália Damacena, falou sobre a importância do evento e frisou que a Expo Pontal serve para demonstrar a importância que o Riacho Perenizado tem para essas famílias. “É através deste evento que discutimos melhorias para os nossos agricultores, a água é muito importante para a produção deles e é justamente por isso que precisamos manter as famílias abastecidas com água, através daqui saem muitas produções”, disse.
O Prefeito de Petrolina, Simão Durando, assumiu o compromisso de seguir com a manutenção das estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção.”Recebemos da comunidade um projeto para melhorar a chegada da água em determinadas regiões. Agora é correr atrás dos recursos para colocar em prática essa demanda”, disse.
Já o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, disse que estava muito encantado com a organização da exposição e frisou sobre as suas propostas para tornar a região ainda mais produtiva. “Parabéns pela organização do evento, capricharam demais. Nossas frutas são nossas riquezas, alimentam, geram emprego e renda. Fortalecer e estimular os trabalhadores e produtores rurais é o caminho”, concluiu.
Ao final do evento foi apresentado o resultado do concurso da melhor mesa de exposição, o vencedor levou um bode como premiação. Participaram do evento, lideranças políticas e sindicais, Deputados Estaduais e Federais, vereadores, associações, secretaria Municipal de Agricultura de Petrolina e demais secretários de governo, agricultores, estudantes, representantes do segmento e comunidade de um modo geral.