Começou o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco e no primeiro dia de atividades houve muita movimentação de pessoas e destaque para a distribuição de vinhos e frisantes no estande das vinícolas. Na última quinta (19), a noite de abertura do evento contou com a presença de aproximadamente 2 mil visitantes, entre eles representantes do Ministério do Turismo e de instituições parceiras, além de deputados, gestores municipais e outras lideranças políticas.
Na solenidade de abertura, após a fala das autoridades, apresentações culturais animaram a noite. O poeta repentista Rodrigo Frazão cantou versos enaltecendo o potencial turístico do Sertão e a sanfoneira mirim Alice d’Ângelo encantou o público cantando tradicionais forrós pé-de-serra. A noite ainda teve apresentações artísticas dos grupos de Samba de Véio do Massangano e do Rodeadouro, os Kongos de Sento Sé (BA) e da quadrilha junina Danado de Bom.
O Prefeito da cidade anfitriã do 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco, Simão Durando, destacou o importante papel das gestões municipais no fortalecimento do setor. “É nossa responsabilidade a retomada da economia e a retomada do turismo. Temos roteiros adormecidos, que falta apenas um estímulo dos governos para alavancar. Por isso estamos muito animados com essa iniciativa do Salão de Turismo, pois enaltece o que temos de melhor na nossa região”, destacou Durando.
Fortalecer os potenciais turísticos do Vale do São Francisco é um dos principais objetivos dos idealizadores do Salão de Turismo. Gilberto Pires destaca que o evento é um sonho antigo que está sendo concretizado. “Eu e Luciano Correia já tínhamos essa ideia há um tempo e convidamos Cynthia Clause, da Criatur, e Sérgio Martins, da Coopemvale, para tirar a ideia do papel. Hoje estamos aqui mostrando para o mundo como o turismo da nossa região pode ser melhor desenvolvido e incrementado”, reforça.
Programação
Cerca de 20 estandes estão montados na estrutura do Salão de Turismo e durante as quatro noites de evento irão expor produtos regionais e serviços das mais diversas áreas. A partir da segunda noite, no dia 20, começam os encontros, palestras e outras atividades de capacitação profissional. A programação completa e o dia a dia das atividades podem ser acompanhados no instagram @salaodeturismovsf.
Confira as atividades para esta sexta-feira (20):
9h – Visita técnica na Embrapa Semiárido
10h – 1º Fórum Interestadual secretários, dirigentes de turismo, desenvolvimento, cultura (PE, PI e BA) Auditório
12h30 – Visita técnica na Fazenda Garibaldina (Lagoa Grande-PE)
14h – Palestra Um olhar sobre a literatura do Vale do São Francisco – participação de Escritores e Influencers Literários do Vale do São Francisco (Editora Vecchio) Auditório
17h – Palestra Riquezas da biodiversidade da Caatinga (ITCBio) Auditório
17h – Palestra Turismo de base comunitária como ferramenta de transformação territorial (Edy Rocha – Estande Sebrae) Auditório
18h – Palestra Vitivinicultura no Vale do São Francisco (Patrícia Leão – Embrapa) Auditório
19h – Seminário Turismo Criativo, Redes de Cooperação e Impacto Territorial
Palestra: Turismo Criativo – uma viagem por culturas, encontros e experiências (Larissa Almeida) Auditório
19h – Oficina Umbunoffe: adaptando a banoffe ao Sertão (Mônica Oliveira – Senac) Arena Gastronômica
19h30 – Oficinas de produção de cerveja (IF Sertão-PE) Arena Gastronômica
Atrações Culturais (a partir das 18h30):
– Otávio Santana e Agatha Félix (Curaçá-BA)
– Kássia Liz (Petrolina-PE)
– Ribeirinha – Camila Yasmine (Petrolina-PE)
– Mauriçola (Juazeiro-BA)
– Baque Opará (Petrolina-PE)