Um dos mais importantes polos de desenvolvimento econômico e social da Bahia terá o fornecimento de energia de qualidade reforçado com a entrada em operação da Subestação Elétrica Nova Tourão, inaugurada pela Neoenergia Coelba, nesta terça-feira (29), na zona rural de Juazeiro.
O prefeito Andrei Gonçalves participou da solenidade e comemorou a instalação da nova unidade, um investimento de R$ 66,8 milhões, que vai beneficiar mais de 55 mil pessoas. “Juazeiro está se preparando para crescer com estrutura, segurança e visão de futuro. É o momento de investir, de acreditar e de construir uma cidade cada dia melhor. Agradeço a Coelba e ao Governo do Estado por essa parceria estratégica que está transformando nosso presente e abrindo caminho para novos investimentos” afirmou o prefeito durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades, clientes, empresários e a equipe da Neoenergia Coelba.
A nova subestação acrescenta 53,2 MVA à capacidade energética e é composta por oito alimentadores conectados por 12,5 quilômetros de linhas de subtransmissão em alta tensão (69 kV). Com isso, será possível ampliar em mais de 25% o fornecimento de energia elétrica, beneficiando diretamente 62 mil novos pontos entre residências e estabelecimentos comerciais, além de impulsionar o desenvolvimento de setores estratégicos como a agricultura irrigada, a indústria e o turismo.
A Subestação Elétrica Nova Tourão integra um conjunto de ações estratégicas da companhia para fortalecer a infraestrutura energética do Vale do São Francisco. De acordo com Jean Viana, superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, “essa é mais uma obra importante que entregamos no interior da Bahia, em uma das regiões de crescimento econômico pujante no estado, com destaque para a fruticultura irrigada”.
O plano de investimentos da Neoenergia Coelba na região inclui ainda a construção da Subestação Paulo Afonso V e a ampliação de outras sete unidades, como as de Barro Vermelho e Maniçoba. Ao todo, serão 490 quilômetros de novas linhas de alta e média tensão, elevando a capacidade energética da região em 145 MVA – um aumento de 23% no fornecimento de energia que beneficiará diretamente cerca de 294 mil pessoas em municípios de Juazeiro, Barra, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Curaçá e Xique-Xique.
O aumento da capacidade energética no Vale do São Francisco beneficiará diretamente 294 mil pessoas. O plano estratégico foi desenvolvido com base em estudos e projeções das necessidades energéticas atuais e futuras da região, além de atender às demandas do setor produtivo e promover a melhoria da qualidade de vida.
Após o descerramento da placa, o prefeito e convidados conheceram as instalações e tiraram dúvidas sobre o funcionamento da nova subestação, com os técnicos da Neoenergia Coelba.
Manu Lustosa
Ascom/PMJ
Fotos: Marcelo Barbosa