A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Seima), implantou este mês a política de bem-estar animal do município, criando a Coordenadoria Municipal do Bem-Estar Animal. O setor atuará na proteção, combate aos maus tratos e na conscientização da população em defesa da causa animal, tudo dentro da legalidade.
A nova pasta terá como coordenadora a ativista em defesa da causa animal, Carine Cassandra Skrepec, que explica que o setor atuará pela efetivação da política municipal de proteção aos animais domésticos e também de grande porte, atuando na sede e interior do município conscientização de toda a população.
“Teremos em breve o telefone para adoção e denúncia de maus tratos. Teremos um espaço voltado para receber os animais de rua e de maus tratos. No espaço terá atendimento veterinário e serão tratados, cuidados, castrados e depois encaminhados para adoção responsável”, registra a coordenadora.
“Estou feliz por fazer parte deste projeto implantado na gestão da prefeita Catharina Garziera. Não se trata apenas de uma questão da política pública e sim de conscientização da população que não pode abandonar o animal. Vamos atuar conforme a legislação”, explicou Carine.
A coordenadora informa ainda que se entende como maus tratos não apenas agressão ou abandono. “As pessoas precisam entender que maus tratos também significam manter em corrente, deixar o animal em local insalubre, no sol quente, sem água ou sem alimentação. São atos que a legislação pune. Vamos trabalhar para que não exista isso em Lagoa Grande e transformar a cidade em modelo na defesa da causa animal em Pernambuco”, frisou.
Carine atentou ainda para o trabalho que a Coordenadoria fará com animais de grande porte soltos em vias públicas. “Animais de grande porte soltos nas vias públicas serão recolhidos ao local de um abrigo para este fim. O espaço já vem sendo estruturado pela Prefeitura para recebê-los. E o tutor só poderá retirar mediante pagamento de multa e dentro de um prazo determinado pelo setor do bem-estar animal. Caso não apareça o dono, a Prefeitura fará alguns encaminhamentos como doar o animal, por exemplo”, finalizou Carine Skrepec.
CASTRAÇÃO EM MASSA
Uma política que também integrará a Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Lagoa Grande será a castração. “Já estamos buscando preparar uma castração em massa no município que envolverá parcerias com clínicas veterinárias. Vamos atuar ainda no pós-operatório desses animais. Também em breve a cidade deverá ganhar um castra-móvel. A prefeita Catharina Garziera disse que em breve teremos muito mais boas notícias”, concluiu Carine Skrepec.
FOTO: ARQUIVO ASCOM PMLG