Da IA aos simulados personalizados, especialistas da Geekie e do Sistema Positivo de Ensino listam soluções que auxiliam os alunos na jornada de estudo
A tecnologia vem se tornando uma grande aliada dos estudantes na preparação para o vestibular. Diversas plataformas e ferramentas surgiram nos últimos anos para apoiar os estudantes a terem uma jornada de estudo mais personalizada, eficiente e inclusiva, transformando esse processo como um todo.
“Ser um vestibulando já é um desafio por si só, então todas as inovações que contribuem para um aprendizado mais individualizado e intuitivo são bem-vindas”, diz Denys Schmidt, diretor geral da Geekie, principal solução de aprendizagem personalizada e ensino híbrido para o setor de educação básica baseada em inteligência de dados.
Milena Kendrick Fiuza Villani, Diretora Pedagógica do Sistema Positivo , referência em soluções voltadas para formação integral e inclusiva do Brasil, reforça que o uso da tecnologia não se trata apenas da digitalização de processos, mas de solucionar dores antigas. “O maior foco é atender as necessidades específicas de todos os estudantes”, ressalta.
Pensando em ajudar aqueles que estão nesse momento da vida, os especialistas listaram quatro tecnologias essenciais para otimizar a preparação para os vestibulares. Confira:
1. IA (Inteligência artificial)
Assim como em várias outras áreas, a IA tem sido usada na educação para adaptar o ensino aos níveis e às dificuldades de cada aluno. Ao coletar dados sobre o desempenho do estudante, a ferramenta pode identificar padrões, pontos fortes e áreas de dificuldade de maneira mais precisa do que uma avaliação manual. Além disso, pode gerar relatórios personalizados, oferecendo sugestões de estratégias de estudo baseadas nas lacunas de conhecimento do vestibulando.
“A IA é um recurso-chave para ajudar os alunos a garantirem uma preparação mais direcionada para os exames, esclarecendo quais devem ser os seus focos de atenção”, destaca Schmidt.
2. Planos de estudos individualizados
Personalizar os planos de estudos é um exemplo de como organizar a revisão de conteúdos e possibilitar um acompanhamento contínuo do progresso do vestibulando. Em plataformas com essa funcionalidade, os estudantes podem planejar sua preparação de forma estratégica, destinando seu tempo com temas relevantes.
Para a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, esse material preparatório também é uma forma de alinhar o dia a dia dos alunos às vagas almejadas. “O vestibulando entende exatamente os assuntos que precisa focar para ingressar na faculdade que sonha, com uma preparação adequada à sua rotina”, pontua.
3. Simulados personalizados
Uma das melhores formas de se preparar para o vestibular é praticando com questões semelhantes às provas. Nesse sentido, as avaliações simuladas são excelentes ferramentas para auxiliar os vestibulandos, permitindo que o estudante monitore seu progresso ao longo da jornada de estudos, com feedbacks detalhados.
“Essa prática ajuda os estudantes a se familiarizarem com o estilo das questões dos testes, entendendo as especificidades de cada prova”, destaca o diretor geral da Geekie.
Schmidt ainda cita o aprimoramento da gestão de tempo como um dos benefícios dos simulados.“Lidar com a pressão no momento do exame não é fácil, por isso, é importante que o aluno tome decisões assertivas para realizá-lo de maneira eficaz”, complementa.
Uma das estratégias mais eficazes para se preparar para o vestibular é realizar simulados que seguem o formato real da prova. Essa abordagem permite que os estudantes treinem suas habilidades sob condições similares às do exame, ajudando na gestão do tempo e na tomada de decisões estratégicas no dia da prova.
Para potencializar esse preparo, o Sistema Positivo fornece simulados alinhados aos modelos reais de prova. Além disso, relatórios detalhados são disponibilizados na plataforma digital de aprendizagem Positivo On.
A Geekie, por sua vez, conta com as Avaliações Geekie Teste, com itens calibrados e corrigidos de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (a mesma forma de correção que encontramos em avaliações como o ENEM, por exemplo). ]
Com esses insights gerados por essas avaliações, os alunos podem acompanhar seu desempenho e identificar os pontos que precisam de maior atenção, tornando o estudo ainda mais eficiente e direcionado.
4.Conteúdos sob demanda
Videoaulas, livros digitais, podcasts, quizzes interativos e exercícios práticos permitem que os estudantes possam revisar ou estudar a qualquer momento. Com essa flexibilidade, os vestibulandos conseguem otimizar seu tempo de estudo, revisitando tópicos importantes conforme seu ritmo de aprendizagem.
“Comumente, durante as aulas, o conteúdo é trabalhado de forma coletiva. Com o acesso a conteúdos sob demanda, o aluno ganha maior autonomia, podendo personalizar seu cronograma de estudos”, explica Milena.“Essa abordagem facilita o compartilhamento eficiente dos temas, alcançando um grande número de vestibulandos e tornando o aprendizado mais acessível”, conclui Milena Kendrick Fiuza Villani, diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
Com mais de 45 anos de experiência no mercado de educação, o Sistema Positivo de Ensino é referência em soluções pedagógicas humanizadas e de excelência, que impactam positivamente mais de 440 mil alunos em mais de 1.600 escolas no Brasil e no Japão. Parte do Grupo Arco Educação, a marca une inovação, tecnologia e metodologias consolidadas para transformar o ensino integral e inspirar escolas, professores e alunos a construírem um mundo mais positivo e o futuro da educação com qualidade e inclusão.
Por meio de materiais didáticos estruturados, ferramentas digitais, práticas educacionais, formação de inclusivas e formação de educadores, o Sistema Positivo de Ensino promove um aprendizado conectado às necessidades reais das escolas e aos desafios do mundo contemporâneo. Comprometido com a evolução da educação, a empresa aposta em experiências pedagógicas personalizadas que consideram o jeito de cada estudante aprender, inteligência artificial aplicada ao ensino e conteúdos que fortalecem a formação acadêmica e o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
Sobre a Geekie
A Geekie é a principal plataforma de soluções personalizadas para a educação baseadas em inteligência de dados. Parte do Grupo Arco, a empresa foi fundada em 2011 e oferece uma gama completa de serviços educacionais, que incluem materiais didáticos, testes para vestibulares, consultoria pedagógica e apoio de marketing. Desde o seu início, a companhia já impactou mais de 12 milhões de alunos do ensino básico (infantil ao ensino médio) e está presente em mais de 630 escolas em todo o país. Atualmente, mais de 130 mil estudantes utilizam produtos como o Geekie Teste e Geekie One. A Geekie foi destacada entre as seis tecnologias mais inovadoras do mundo pelo WISE Awards em 2016.