Nos bastidores da política baiana, um nome começa a ganhar cada vez mais força para 2026: Anísio Viana. Atual prefeito de Casa Nova, eleito em 2024 para assumir a gestão em 2025, Anísio tem surpreendido aliados e adversários com o ritmo acelerado de trabalho e a rápida recuperação de um município que recebeu praticamente sem estrutura, com obras paradas, um hospital abandonado e uma educação fragilizada.

Em apenas cinco meses de gestão, o prefeito vem “fazendo das tripas coração”, como se diz no popular, para devolver à população de Casa Nova o sorriso e a esperança. E o resultado já começa a aparecer nas ruas e nos bastidores: há quem diga que Anísio não terá grandes dificuldades para transferir votos aos seus pré-candidatos em 2026 — seja para deputado federal, estadual, senador ou até mesmo nas chapas majoritárias para governo e presidência da República.

Anísio, ao que tudo indica, deve apresentar seus nomes de confiança ao eleitorado com a força de quem está reconstruindo um município e conquistando respaldo popular. A aposta é que ele “faça bonito” nas urnas mais uma vez, agora ajudando a eleger seus aliados e reforçando sua influência na política estadual e federal.

Enquanto isso, a oposição em Casa Nova anda enfraquecida. Há quem diga, nos corredores da política local, que nem oposição de fato existe. Se o cenário permanecer como está, 2026 poderá ser um passeio para o grupo de Anísio.

Nos bastidores, a expectativa é de que o prefeito continue trilhando esse caminho de reconstrução e amplie seu projeto político, consolidando-se como uma das principais lideranças do norte baiano.

Em recuperação

O prefeito de Juazeiro (BA), Andrei da Caixa (MDB), está em São Paulo no qual realizou uma cirurgia. Segundo a assessoria do chefe do executivo, o pós-operatório está dentro da normalidade e o gestor “passa bem”, mas a equipe médica ainda não informou quando será a alta hospitalar de Andrei. Portanto, não houve necessidade de ato de transferência do cargo.

Vai ou não vai?

A vereadora de Petrolina (PE), Maria Helena ainda não tomou a decisão se irá ou não disputar uma vaga na Alepe nas eleições de 2026. A quem fale que a mesma vai a também quem afirma que a mesma não irá!

A máquina!

A Prefeitura de Petrolina inaugurou na última terça-feira (6) mais uma creche do programa Nossa Infância — a Carrossel Encantado, no bairro Vila Eduardo — com capacidade para 86 crianças de 0 a 3 anos. A nova unidade integra o maior investimento da gestão Simão Durando na educação infantil, que inclui também requalificação de espaços, novos equipamentos e contratação de profissionais. Com 139 unidades e mais de 20 mil crianças atendidas, Petrolina já lidera em educação infantil em Pernambuco. A meta do programa é ambiciosa: garantir, até 2035, vagas para todas as crianças de 6 meses a 5 anos na rede pública.

Perguntar não ofende

Em Casa Nova (BA), a oposição vai nascer quando?