As movimentações políticas visando as eleições de 2026 já são temas corriqueiros em Petrolina (PE), no Sertão do São Francisco. Nomes como o do vereador Wanderley Alves (PDT), popularmente conhecido como “vereador do povo”, têm ganhado uma dimensão gigantesca e grande aceitação popular quando o assunto é uma possível pré-candidatura a deputado estadual.

Questionado pelo blog ( BlogFC) sobre como tem encarado essas movimentações e o fato de seu nome estar “na boca do povo”, o parlamentar comentou o seguinte:”Eu fico muito feliz, não é? Sinal que a gente está fazendo um trabalho visto, um trabalho aceito pela população. Mas eu estou pensando no atual momento, que é, de fato, de aprendizado, de estudar, de ser um bom vereador. Afinal, a população votou em mim, me colocou aqui na Câmara pra representar todos eles. Mas 2026… é claro que vai ter conversas com meu grupo, com o grupo do qual eu faço parte, mas 2026, eu acredito que só vai ser discutido em 2026. Eu tô preparado hoje pra ser vereador em Petrolina”, pontuou Wanderley.

Perguntado se toparia caso fosse chamado pelo grupo político, o possível pré-candidato foi direto: disse que não é de correr de desafio. “Meu amigo, eu não sou de abrir mão de qualquer que seja o desafio. Pra mim, foi um desafio estar aqui e concorrer às eleições como vereador — e, graças a Deus, fui o segundo mais votado, com 4.634 votos. Mas 2026 eu prefiro falar em 2026, até para não misturar as coisas, porque a gente sabe que eu tô fazendo meu mandato, tô correndo aí nas comunidades, visitando o povo, ouvindo a população, tendo também uma parceria com a prefeitura. E, caso eu comece a falar em 2026, pode ser que misture as coisas e eu perca ali um pouquinho do fio da meada. Mas tô preparado agora pra trabalhar por Petrolina como vereador. 2026 é o grupo que vai decidir”, elencou.

E reafirma. “Como eu disse, eu nunca sou de abrir mão de desafios. Claro que, se eu for convidado, eu vou me sentir muito orgulhoso de estar sendo convidado pra concorrer nas eleições pra deputado estadual. Mas eu acredito que essa decisão tem que ser tomada lá na frente. E, se for tomada, se caso me convocarem, é claro que eu vou aceitar. Claro que estou aqui pra aceitar o que for colocado pelo grupo. E, se for pra ser candidato, estou aqui pra aceitar o desafio. Mas, como eu digo, meu momento agora é de vereador. Porque, pra mim, falar de 2026 agora, colocando meu nome, eu considero até como uma forma desrespeitosa com a população, que me colocou aqui pra ser vereador. Então hoje eu sou vereador. 2026, se o grupo chamar, estou preparado também pra concorrer. Mas acredito que agora o momento é de falar do meu mandato”, concluiu o parlamentar.