A abertura oficial da programação aconteceu nesta segunda-feira (12), com a tradicional entrega do certificado e da chave da cidade à Bebê Prefeita de 2025, Ana Liz Conceição, primeira criança nascida no Dia das Mães (11/05), na Maternidade Municipal. Ana Liz é filha de Evelyn Horrany Conceição Xavier e, além da homenagem simbólica, recebeu também um kit enxoval oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/Sedes.
Com o tema deste ano, “Proteger o encantamento das infâncias”, a iniciativa articula as pastas da Sesau, Seduc, Sedes e SMJ, e se estende até a próxima sexta-feira (16) com uma ampla programação. Serão realizadas atividades nas Escolas Municipais de Educação Infantil/EMEIs, Centros de Referência da Assistência Social/CRAS e Maternidade Municipal. As ações incluem rodas de conversa com mães sobre cuidados com o bebê, aleitamento materno e nutrição infantil, palestras e atividades lúdicas para as crianças.
Evelyn Horrany, mãe da Bebê Prefeita Ana Liz, compartilhou a emoção de vivenciar um momento feliz e de maneira tão especial. “Foi uma surpresa e uma alegria imensa receber essa homenagem. Me sinto acolhida, cuidada e agradecida por todo carinho e apoio que recebi na maternidade. É um momento muito especial para mim e para minha filha”, afirmou emocionada.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Tiano Felix; do secretário de Saúde, Helder Coutinho; do secretário da Sedes, Igor Luiz Silva; e da secretária de Mulher e Juventude, Érica Daiane da Costa Silva. Todos reforçaram a importância da Semana do Bebê como ação estratégica para o fortalecimento das políticas públicas intersetoriais voltadas à infância, contribuindo para o alcance do Selo Unicef.
Para o secretário de Saúde, Helder Coutinho, a Semana do Bebê é um marco na construção de um futuro mais saudável para as crianças do município. “Trabalhar a primeira infância com responsabilidade e acolhimento é garantir o desenvolvimento integral das nossas crianças. A Semana do Bebê é uma grande oportunidade de dialogar com as famílias, levar informação, cuidado e atenção de forma intersetorial e humanizada,” destacou o gestor.
__