A educação empreendedora foi o tema da formação realizada pela Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc, nesta quarta-feira (7), no auditório da Seduc. O encontro, voltado para os professores da rede municipal que trabalham com o componente empreendedorismo, teve como objetivo discutir a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos/JEPP.
Ministrada pela consultora especialista em educação empreendedora do Sebrae/BA, Maria Helena Alves Gomes, a formação apresentou ferramentas que podem contribuir para o trabalho dos professores. “Nós fizemos um alinhamento da fundamentação metodológica que embasa o JEPP e algumas ferramentas, como mapa mental e modelo de negócios, traduzindo para os professores, de uma forma mais prática, a maneira como essas atividades irão reverberar na sala de aula”, explicou.
Para a professora de empreendedorismo Daniella Vieira Nunes, da Escola Municipal Antônio Francisco de Oliveira, em Goiabeira II, Salitre, a formação é essencial para potencializar a atuação dos professores. “Esse tipo de formação é de suma importância, pois capacita os professores para trabalhar o empreendedorismo em sala de aula, com metodologias ativas e práticas enriquecedoras, para que os alunos se envolvam e sejam protagonistas do conhecimento”.
Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Em parceria com o Sebrae, a metodologia JEPP já está em 33 escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro, contemplando os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da proposta é disseminar a cultura empreendedora, trabalhar o protagonismo juvenil e a autonomia dos estudantes da rede municipal de ensino.
Em 2025, o objetivo da Seduc é expandir a JEPP para os anos iniciais do Ensino Fundamental. “Nós estamos trabalhando para ampliar a aplicação da metodologia e, em 2025, vamos iniciar a implantação em duas escolas que atendem crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para que possamos experimentar a metodologia com as crianças menores. Nosso objetivo é fazer com que desde cedo os nossos estudantes possam desenvolver essas competências e habilidades empreendedoras”, explicou Andrea Nascimento