Atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), o baiano Edson Amaro conquistou a segunda colação na Maratona de Internacional de São Paulo, realizada neste domingo. O representante do Vale do São Francisco foi o melhor brasileiro na competição. O título da prova ficou com o queniano Paul Kimuntai.
– É uma satisfação grande. Vinha trabalhando forte, algumas pessoas desacreditaram, dei meu melhor e sai com um grande resultado. Surpreendemos muita gente. Muita gente ficou abismada com nosso potencial – conta Edson, que completou os 42 km de prova em 2h21m40s.
De acordo com o maratonista, mesmo sendo surpresa para algumas pessoas, o resultado obtido em São Paulo já era esperado por ele e pela equipe de treinadores da APA.
– Esperava sim. Vinha trabalhando forte. Nos treinamentos sabia que ia fazer uma boa prova. Agi de forma natural, mantive os pés no chão e fiz uma boa prova. Quando eu sai de casa, em Juazeiro-BA, já sabia que ia fazer uma boa prova – afirma.
A APA é uma associação de atletismo que tem sede em Petrolina, no sertão pernambucano, e desenvolve trabalhos com atletas e paratletas do Vale do São Francisco. Edson Amaro destacou a importância da associação na conquista desse resultado.
– A APA é uma família. A gente não tem patrocínio e vem buscando parceiros para montar uma estrutura de alto rendimento e o Sesi nos ajuda nisso. Fico feliz por fazer parte dessa família e levar o nome do Vale do São Francisco para longe.
Treinador de Edson, Marciano Barros lembrou como foi feita a preparação para a Maratona de São Paulo.
– Graças a Deus fizemos esse trabalho direcionado para a maratona. Alguns resultados não muitos bons vieram, mas continuamos trabalhando firme para chegar onde chegamos hoje. O objetivo era a Maratona de São Paulo. Queríamos o título, mas ele não veio. Mesmo assim, estamos satisfeitos com a segunda colocação e por sermos o melhor brasileiro, em uma prova que reuniu os grandes atletas do Brasil – comemora.
G1/ Globo Esporte