Profissionais do Hospital Dom Malan (HDM ISMEP) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, receberam esta semana o Programa Acolher, da Vara da Infância e Juventude. O Núcleo psicossocial e pedagógico, através da psicóloga Prisciany Feitosa, discutiu com os profissionais os procedimentos jurisdicionais e aspectos psicossociais na entrega de crianças para adoção. São enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais que estão no acolhimento às mães grávidas.
“Toda essa troca de conhecimento trata da entrega responsável de crianças para adoção. Por isso a gente recebe os psicólogos e serviço social da Vara da Infância e Juventude para explicar aos nossos profissionais de que forma nós devemos agir com as nossas usuárias manifestam o interesse de entregar sua criança para adoção, ” explica a Coordenadora de serviço social do HDM ISMEP Kátia Carreiro.
Parceria-A parceria do HDM ISMEP com a Vara da Infância e Juventude de Petrolina é importante porque o hospital tem a maior maternidade pública do Sertão de Pernambuco e faz parte da Rede Peba (hospitais de Pernambuco e Bahia pactuados ao SUS) que recebe mulheres grávidas de 53 municípios. O HDM realiza em média 550 partos por mês.
“A Vara da Infância e Juventude de Petrolina já acompanha as mulheres que desejam fazer a entrega do recém-nascido para adoção. A própria Vara entra em contato com o HDM ISMEP, para que na hora do parto a gente possa seguir todo o protocolo da justiça. A gente fala com a Vara quando essa mulher tem a criança para que seja feito o acolhimento do recém-nascido e já possa atender aos pais que estão na fila de adoção” completa Kátia Carreiro.