Desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), o portal EducaJuá está ativo e viabilizando praticidade e agilidade durante o período de realização de matrículas na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2024. Disponível no endereço eletrônico educacao.juazeiro.ba.gov.br, o portal oferece soluções integradas na gestão educacional, através de um sistema que garante acesso rápido e eficiente a população e aos setores administrativo e pedagógico da gestão escolar.

O Portal EducaJuá já contabiliza cerca de 35 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino, mas o período de pré-matrículas segue até o dia 19 de janeiro. São mais de 45 mil vagas distribuídas entre as modalidades Educação Infantil/Creche (0 a 3 anos), Educação Infantil (Pré-Escola de 4 a 5 anos), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mapa Educacional Interativo

O EducaJuá também dispõe do Mapa Educacional Interativo da rede municipal de ensino, com dados geográficos que oferecem informações sobre a localização exata das escolas municipais, facilitando a identificação das unidades de ensino, para melhor atender o interesse da comunidade. A construção de bases de informações, a partir da localização geográfica, conta com a identificação das 138 escolas localizadas na sede e interior do município, que atendem cerca de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino.

“Desde janeiro de 2023 quando começou a funcionar, o portal EducaJuá é um marco da história tecnológica da rede municipal de ensino, oferecendo acesso à pré-matrícula e facilitando o processo de ingresso na rede municipal. Pelo número de matrículas já realizadas, é possível identificar a adesão e satisfação das pessoas, que têm utilizado o portal sem maiores dificuldades, sem a necessidade de enfrentar fila, entre tantos outros benefícios trazidos pela iniciativa. Além disso, o acesso educacional à nossa população é um compromisso da prefeita Suzana Ramos e a plataforma ajuda a identificar onde existe a necessidade de implantar novas escolas, o que pode gerar a ampliação da oferta de vagas nas localidades com unidades de ensino não suficientes”, destacou a superintendente de Gestão Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo.