Olhos atentos ao telão, com imagens do rio São Francisco, e mãos revezando entre a pipoca e o refrigerante, distribuídos pela equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte). Quem passou pelas praças principais de Carnaíba do Sertão e do bairro Quidé, em Juazeiro, nesta sexta (26) e terça-feira (29), pôde viver uma noite de cinema ao ar livre e totalmente de graça. Foi a primeira edição oficial do projeto itinerante “Cinema na Praça”, da prefeitura. O filme da vez foi o suspense “Barco sem pescador” (2016), pontapé inicial da atividade que, ao longo de todo o ano, vai exibir diversas obras regionais em diferentes locais do município.

A pequena Maria Isabela, de 10 anos, adora assistir filmes, mas conta que nunca havia visto uma obra que representasse a sua cidade. “Vim para assistir e gostei muito: gostei do filme, da pipoca e do refrigerante. Eu já fui ao cinema, vi “Divertidamente”, mas foi a primeira vez que vi um filme que mostra Juazeiro”, disse. As sessões retomaram a programação prevista para os dias 11 e 12 de abril, interrompida em razão das fortes chuvas que ocorreram na região.

Já o senhor Elivelton Rosa foi conferir o filme e levou a sua netinha. “Eu vim, primeiro, porque eu gosto e, segundo, para atender à vontade dela”, contou. Na sessão ao ar livre, além do público em geral, estiveram presentes os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da escola Artur Oliveira da Silva. Teresa Santos conta que gostou muito do filme, embora tenha se surpreendido com o final. “Achei o filme muito bonito e lindas as imagens do rio. Só que imaginei que o final da história rendesse um romance e foi o contrário”, brincou. Mas ela ressalta que a obra deixou muitas reflexões. Quanto à ação em geral, ela destacou: “o evento foi muito legal, foi bom ver esse amor por nós”.

Para Hertz Félix, coordenador de cultura da Seculte, o projeto envolve um contexto social e educativo. “A importância de levar e fazer cultura com o povo e o cinema é um mecanismo de educação. O filme de hoje, por exemplo, fala sobre a questão hídrica do rio São Francisco e como devemos respeitar a preservar o nosso meio ambiente”.

Com o objetivo de ampliar o acesso à sétima arte, o “Cinema na Praça” planeja sessões mensais, priorizando filmes de cineastas locais e percorrendo diferentes bairros de Juazeiro e localidades do interior.

A estrutura dos eventos conta com telão, projetor, sistema de som, microfones e cadeiras para o público. A próxima edição já tem data marcada: os dias 30 e 31 de maio, às 20h, com a exibição de Dilacerada, no bairro João Paulo II e em Juremal, respectivamente.

Além disso, o Cinema na Praça seguirá com exibições itinerantes nos seguintes locais: Pinhões, Lomanto Júnior, Itamotinga, Tabuleiro, Itaberaba, Santo Antônio, Abóbora, Piranga, Maniçoba, Alto da Aliança, Junco, Dom José Rodrigues e Massaroca.

Ascom PMJ – Layla Shasta