A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Juazeiro, com apoio das equipes do Núcleo de Inteligência da 17ª COORPIN, da CATTI Norte, do Departamento de Homicídios (DH) de Juazeiro e do Serviço de Investigação (SI) da Coorpin e 1ª DT, realizou na tarde desta terça-feira (7/5/2025) a prisão em flagrante de quatro pessoas por envolvimento em crimes de ameaça no contexto de violência doméstica e por práticas criminosas contra a fauna silvestre, incluindo tráfico, maus-tratos e morte de animais mantidos em cativeiro, em condições degradantes.
Durante a ação, diversos animais foram resgatados — alguns já sem vida. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) foi acionado para realizar o recolhimento e encaminhamento legal da fauna apreendida.
Os suspeitos foram autuados em flagrante e responderão pelos crimes de ameaça (Lei Maria da Penha), tráfico de animais silvestres e maus-tratos com resultado morte, conforme os artigos 147 do Código Penal e 29 e 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
Após os procedimentos legais, todos os envolvidos foram submetidos a exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e permanecem à disposição da Justiça.
A DEAM de Juazeiro reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e do meio ambiente, atuando com rigor e responsabilidade na investigação e repressão desses crimes.
Fonte: DEAM Juazeiro.