Juazeiro teve um fim de semana marcado pela energia do esporte. No sábado (17) e domingo (18), a cidade recebeu competições de futevôlei, maratona aquática, jiu-jitsu e corrida de rua, reunindo mais de mil pessoas entre atletas, equipes de apoio e público. A programação multiesportiva movimentou diferentes pontos da cidade e mostrou como o esporte está ganhando cada vez mais espaço no cotidiano da população.

Um dos primeiros eventos foi o Circuito Velho Chico de Futevôlei, que reuniu 80 duplas, isto é, 160 atletas em uma competição ao longo de quatro dias – entre os dias 15 e 18. Já no domingo (18) cedinho, a Travessia do Cari — que dá início ao Circuito de Maratonas Aquáticas Velho Chico — levou mais de 200 nadadores ao Rio São Francisco. Segundo a organização, somando público e equipe técnica, o evento mobilizou mais de 400 pessoas. A chegada dos atletas foi acompanhada por familiares e torcedores com premiações e show ao vivo na orla de Juazeiro.

O prefeito Andrei Gonçalves, que após repouso médico retomou as suas atividades nesta segunda-feira (19), também prestigiou a maratona e celebrou a riqueza de ações em Juazeiro. “Este foi um fim de semana muito rico para a história de nossa cidade. Isso mostra a nossa intenção em contribuir com o esporte de cidade, que é um berço de grandes esportistas – e vamos fomentar isso cada vez mais!”, comentou.

Mas não para por aí. O ginásio da Univasf recebeu cerca de 500 atletas de jiu-jitsu para a 4ª etapa do Campeonato Baiano, sediada no município. O evento contou com lutas desde as categorias de base, com a criançada colocando o “fofurômetro” lá em cima, até as mais avançadas.

No mesmo dia, pela manhã, a corrida de rua “Corre na Fé” uniu fé e atividade física, reunindo cerca de 100 corredores em percursos de 5 km e 10 km.

Um fim de semana de emoções

Quem fez parte das atividades ficou feliz com a variedade de pessoas praticando atividade física. “Esse tipo de evento é bom para a cidade, para os atletas, para todo mundo. Algumas pessoas que estão aqui nunca tinham praticado esporte antes, mas deram o start e hoje estão competindo. Isso é muito positivo”, comentou Pietro Borges, nutricionista e um dos competidores do Circuito Velho Chico de Futevôlei.

Enquanto Pietro se preparava para sua última partida, na Maratona Aquática, um momento simbólico emocionava a plateia: na categoria de ganhador geral masculino, o primeiro lugar ficou com Eduardo Libório, de apenas 15 anos. O segundo foi seu pai, peixe grande das competições na região. “O filho superou o pai”, comentou com orgulho, enquanto subia ao pódio com o jovem campeão.

 

Outro exemplo de superação foi o de Josélia Ribeiro, de 67 anos, que encarou pela primeira vez uma prova tão desafiadora. “Sempre nadei, mas essa foi a primeira vez que competi no rio. Foi muito emocionante – e, para a nossa autoestima, nada é melhor. Por isso, eu conclamo que, principalmente as mulheres, venham praticar esporte e não tenham medo”, diz.

Ascom PMJ/Seculte – Layla Shasta