Durante encontro com autoridades brasileiras e representantes de mais de 30 países africanos, Tiano reforçou compromisso de Juazeiro com a segurança alimentar

Nesta quarta-feira (21), o vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix (PT), marcou presença na recepção à comitiva internacional composta por representantes de mais de 30 países africanos, em visita oficial à Embrapa Semiárido e à Codevasf, que fez parte do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural.

O evento, promovido pela Presidência da República e pelo Ministério das Relações Exteriores, contou com a presença da Primeira Dama Janja Lula da Silva e de diversas autoridades federais.

Tiano esteve acompanhado de sua assessoria e de Lorena Pesqueira, coordenadora do programa “Juazeiro Sem Fome”, iniciativa municipal que atua em aliança com o Plano Brasil Sem Fome, do Governo Federal, e o Bahia Sem Fome, do Governo Estadual. Na oportunidade, o vice-prefeito apresentou o programa à Primeira Dama Janja e ao Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacando as metas de Juazeiro no enfrentamento à fome e na promoção da segurança alimentar, na zona urbana e na zona rural do município.

O “Juazeiro Sem Fome” é um programa estruturado para fortalecer a agricultura familiar, garantir acesso regular a alimentos saudáveis e combater a insegurança alimentar com políticas públicas intersetoriais. A proposta é fazer da cidade um modelo de referência nacional no combate à fome, com prioridade para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Também participaram da comitiva os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), André de Paula (Pesca e Aquicultura), e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional). Durante a programação, a comitiva visitou áreas de produção irrigada no Projeto Bebedouro, em Petrolina.

“O combate à fome precisa de ações conjuntas e contínuas. O compromisso do nosso Prefeito Andrei é com um projeto de futuro que valorize quem produz, quem planta, quem alimenta a nossa gente. Com o Juazeiro Sem Fome e o apoio dos governos estadual e federal, vamos seguir construindo uma realidade concreta para o nosso povo juazeirense”, afirmou Tiano Félix.

Ascom Tiano Félix