Acidente

Lancha com cerca de 130 pessoas tomba em Salvador

Fonte : G1 Bahia 

Uma lancha com 129 pessoas a bordo tombou na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, levando todos os passageiros ao mar. Segundo a Marinha, já são cinco mortos confirmados e 22 vítimas resgatados.

A embarcação fazia a travessia entre Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e a capital baiana e era utilizada por trabalhadores e estudantes universitários. Em função do acidente, o trecho marítimo foi interrompido.

Uma onda de três metros atingiu a embarcação, que virou no mar. Na quarta-feira (23), a travessia chegou a ser interrompida por conta do mar agitado. Cerca de 5.000 pessoas realizam o trajeto diariamente, que tem duração de cerca de 40 minutos.

A lancha, de nome Cavalo Marinho, deixou Mar Grande às 6h30 e tem capacidade para 160 passageiros.

Segundo a Centel (Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar), equipes da Polícia Militar, do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, da Capitania dos Portos e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram encaminhadas até o local para dar suporte na busca pelas vítimas.

Providências
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que a embarcação já foi resgatada e os órgãos continuam auxiliando no resgate de vítimas. A avaliação da lancha será feita pela Marinha. Ela analisará a regularização da embarcação. Por conta disso, a Secretaria de Segurança Pública informou que um inquérito será aberto para que as causas do acidente sejam apuradas.

A população local ajudou os bombeiros e as equipes da defesa civil no trabalho inicial de resgate utilizando barcos particulares.

Uma grande quantidade de coletes salva-vidas ficou espalhada no mar. Familiares de passageiros se aglomeraram no terminal marítimo de Salvador, onde a lancha deveria chegar, em buscas de informações.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), postaram notas de pesar em suas respectivas contas nas redes sociais. “Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas. Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente, com o reforço dos nossos efetivos nas áreas da segurança e da saúde pública”, escreveu o governador.

“Todos os órgãos da Prefeitura estão envolvidos para ajudar nessa hora difícil. Uma equipe de psicólogos e assistentes da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza está no local para prestar atendimento social e psicológico. Também mobilizamos 5 ambulâncias do Samu (2 em Mar Grande e 3 em Salvador) e mais uma “ambulancha” para prestar socorro. As UPAs estão preparadas para atender às vítimas.”, informou ACM Neto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar