Cidade

Candidata ao Sindicato dos Trabalhadores Assalariados Rurais diz que prioridade será a fiscalização

As eleições do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) acontecem no dia 21 de novembro com duas chapas na disputa. A atual diretora de Políticas para as Mulheres, Lucile Santos – a Leninha – tenta a vaga na presidência, que atualmente é de Chicô. Em entrevista ao programa Nossa Voz, ela e a ex-secretária dos assalariados, Maria Joelma – conhecida como Joelma do Sindicato – falaram sobre as propostas da chapa para a administração do sindicato, caso sejam eleitas. Cerca de sete mil trabalhadores estão aptos a votar.

A chapa 01 é formada pelas duas e mais 16 delegados sindicais. De acordo com Leninha, a prioridade da administração dela será a fiscalização inteiramente voltada para o trabalhador dentro das empresas rurais. Dentre as propostas estão as políticas para as mulheres, como convênios com ginecologistas e cursos de geração de renda; para os assalariados, criação do Chapéu de Palha para trabalhadores baianos que morem em Petrolina; construção de área de lazer dos assalariados; implantação de unidades móveis de atendimento médico para as comunidades rurais e criação de um programa de habitação de assalariado rural.

Boatos

Leninha disse estar sendo vítima de falsos comentários. Ela alega ser confundida com a candidata da Chapa 02, Simone Paim, e que circulam boatos de que ela depôs contra um delegado sindical. Entretanto, de acordo com Leninha, a candidata da chapa concorrente é que prestou tal depoimento. “Eu nunca ia depor contra um trabalhador. Ela (Simone Paim) que agiu de má-fé contra um trabalhador. Ela disse que foi apenas arrolada. Não é verdade”, afirmou a candidata da Chapa 01. No caso mencionado, a Justiça foi a favor do trabalhador.

Outro boato que corre, e que segundo Leninha não é verídico, é de a candidata é a favor do governo Temer (PMDB). Ela, que se diz ser contra o atual presidente da República, explica que já foi às ruas gritar ‘Fora Temer’. “Não sou filiada a partido algum. Minha chapa não é de Temer”, destacou.

A candidata foi questionada por um ouvinte sobre as informações de que, assim que ganhasse as eleições, providenciaria se mudar do Núcleo 05, na zona rural de Petrolina. Leninha nega: “Eu moro no N5 há 29 anos. É a minha localidade e onde tenho aceitação”, afirmou.

Sindicato

A candidata fez uma avaliação da atual presidência do STTAR. “O trabalhador quer assistencialismo e não tem. Eu dei uma avaliada e é preciso expandir”. Apesar da crítica, Leninha disse que procurou o presidente Chicô e que ele não manifestou interesse em apoiar a chapa 01.

Maria Joelma – a Joelma do Sindicato – será a secretária de finanças caso a chapa 01 vença as eleições. De acordo com ela, ‘os trabalhadores estão pedindo socorro’ e lançou um desafio caso a chapa eleita. “Se nos primeiros cinco meses [de gestão] a gente não cumprir 30% das nossas propostas, eu renuncio o meu mandato. Eu sei que tem condições de fazer. Se nunca fizeram, é porque não quiseram”, disse. Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina tem 54 anos de atuação. ( Grande Rio FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar