Cotidiano

Mesmo com baixo nível do Rio, travessia das barquinhas seguem com normalidade

Desde o último dia 09, começou a valer a diminuição da vazão do Rio São Francisco, no Lago de Sobradinho, na Bahia. É que a Agência Nacional de Águas, a ANA, e o Ibama, autorizaram o teste de redução de 580m³/s para 550m³/s. Essa é a menor vazão da história. Nos últimos meses, com a baixa do rio, algumas navegações que fazem a travessia entre as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina-PE, chegaram a encalhar. Entretanto, o Presidente da Associação de Travessia das Barquinhas, Luiz Raimundo Pereira, disse que a nova redução não deve afetar o transporte de passageiros.

“Nós estamos navegando tranquilos e vamos nos adaptando conforme a vazão”, disse. Segundo ele, já deu para sentir as consequências da vazão, mas que não existe a possibilidade dos transportes serem suspensos. “As navegações não vão parar. Quem não conhece o Rio, fica nervoso. Se [o barco] ficar encalhado, não vai para lugar algum. A gente faz um trajeto desviando das pedras e assim vamos fazendo o nosso trabalho. A navegação entre Juazeiro e Petrolina não vai parar. Se encalhar, a gente encosta outra embarcação e faz a retirada do que encalhou. O Rio vai baixando e a gente acompanha ele”, explicou o presidente. Cerca de 3 mil pessoas usam o serviço diariamente. Neste ano, algumas navegações ficaram encalhadas devido ao nível da água.

Em julho deste ano, a prefeitura de Petrolina começou um trabalho de retirada de sedimentos da calha do Rio para viabilizar a navegação das barquinhas, por conta da redução no nível nas águas do Velho Chico. Entretanto, o serviço chegou a ser suspenso por causa de muitas pedras que apareceram. De acordo com Luiz Raimundo, a ação ajudou bastante na continuidade dos serviços prestados pelas barquinhas.

De segunda a sábado, as barquinhas funcionam de 6 da manhã às 19 h, com cinco embarcações. Depois uma barquinha funciona até às 23 h. Aos domingos, funcionam de 6 às 22 h.

Sobre a Vazão

A barragem do Sobradinho está operando com apenas 4% da capacidade, segundo informações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela operação do Sobradinho. Essa é a menor vazão em 37 anos, desde que a usina de Sobradinho começou a operar, em 1979. Em condições normais, a usina hidrelétrica tem vazão mínima de 1.300 m3/s.

Por Redação Nossa Voz

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar