Saúde

Com período de chuva, população precisa ficar alerta para evitar infestação do Aedes aegypti

Esta semana choveu forte em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e em outras cidades da região. E isso acende um alerta na população de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para fazer o controle da infestação do mosquito, o agentes de endemias estão percorrendo alguns bairros de Petrolina, principalmente os que possuem alto índice de infestação do mosquito.

A dona de casa, Sueli da Silva, abriu a porta para ouvir as orientações dos agentes. “Tenho todo cuidado de sempre deixar a água coberta, se passar mês tem que derramar. É preciso ter todo cuidado para evitar o mosquito da dengue”, disse a moradora do bairro São Gonçalo, um dos bairros com alto índice de infestação predial.

Agentes de endemias em Petrolina (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Entre as orientações repassadas para os moradores do São Gonçalo estavam: manter sempre tampados os vasilhames, pois como sempre falta água no bairro é preciso não deixar os reservatórios descobertos, observar se as plantas estão acumulando água, sempre que chover dar uma olhada no quintal para ver se tem água acumulada e derramar caso tenha, além de não deixar as garrafas com a “boca” para cima para não acumular água. São indicações simples, mas que muita gente insiste em esquecer.

Uma das maiores dificuldade encontrada pelos agentes é o acesso às residências. Segundo eles, muita gente não abre a porta de casa para receber os profissionais e isso acaba prejudicando e muito o trabalho de combate ao mosquito. De acordo com a gerente de endemias, Ayoanne Leandro, estão sendo feitos trabalhos para que as pessoas compreendam a importância de receber os agentes de endemias. “Nós realizamos campanha educativas para melhorar esta conscientização, para que as pessoas possam abrir as portas de suas casas para obter as informações que os agentes de saúde passam para eles”, disse a gerente de endemias.

O alerta é sério, pois o Aedes é pequeno, mas perigoso. Os ovos do mosquito podem sobreviver até 450 dias até terem contato com a água e, então, eclodirem. Então é preciso redobrar a atenção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2016 foram notificados 1.208 casos de dengue. 257 foram confirmados. Já de Chikungunya foram 362 notificações, 137 casos confirmados. Além de 126 notificações de Zika, sem confirmação. Este ano, até setembro, as notificações de dengue chegaram a 122, destes 18 casos foram confirmados. A Chikungunya teve 49 notificações e sete casos confirmados. A Zika foram duas notificações e nenhuma confirmação.

Por G1 Petrolina

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar