Saúde

Carnaval de Petrolina terá distribuição de 12 mil preservativos nos circuitos da festa

Preservativos masculino e feminino distribuídos em Centro de Testagem e Aconselhamento (Foto: Mariana Raphael/Agência Brasília)

No Sertão de Pernambuco, a folia de carnaval de Petrolina começa nesta sexta-feira (9). Para orientar os foliões sobre o sexo seguro, a Secretaria de Saúde vai fazer a distribuição de 12 mil preservativos femininos e masculinos nos circuitos da festa. Em 2017 , Petrolina registrou 115 casos de HIV.

De acordo com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), os preservativos, se usados corretamente, previnem infecções sexualmente transmissíveis/AIDS e hepatites virais.

O CTA disponibiliza ainda de profilaxia de Pós Exposição ao HIV. Esse procedimento consiste no uso de medicação em até 72 horas, após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, a exemplo de relação sexual sem o uso de camisinha.

O Centro também realiza testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites virais, que ficam prontos de 15 a 30 minutos. Caso o resultado seja positivo para alguma das infecções, o cidadão é encaminhado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para iniciar o tratamento.

Por G1 Petrolina

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar