Política

No penúltimo dia de campanha, Paulo e Armando vão às ruas

No penúltimo dia oficial de campanha, os candidatos ao Governo de Pernambuco, governador Paulo Câmara (PSB) e o senador Armando Monteiro Neto (PTB), realizaram, ontem, atos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Enquanto o socialista enfrentou uma saia justa em Olinda, o petebista disse, no Ibura, na Zona Sul do Recife, confiar “nas ruas” para levar a eleição para o segundo turno. Os postulantes planejavam “grandes atos” hoje para fechar a campanha.

Ao chegar à caminhada na quinta etapa de Rio Doce, Câmara disse apenas que era “desespero do senador” tentar relacioná-lo à corrupção, em alusão ao debate do dia anterior. Nos bastidores, a campanha de Câmara avalia que a vitória será no primeiro turno. Mas, apesar do otimismo, o governador passou por uma situação delicada ao lado do senador Humberto Costa (PT) e do prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD).

Apesar de declarar voto nos deputados federais Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), candidatos ao Senado Federal, Lupércio caminhou ao lado de Costa. No palanque, ele agradeceu à presença do petista. Mas, ao ser questionado sobre Costa, o prefeito disse que foi o governador quem convidou Costa e reafirmou que votava em Bruno e Mendonça. O petista, por sua vez, afirmou que foi um convite do socialista a partir de um entendimento com o prefeito. O deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB), candidato ao Senado, também foi convidado, mas não compareceu.

No discurso, Costa foi vaiado ao mencionar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao fundo, gritos de “É (Jair) Bolsonaro!” de pessoas que acompanharam a caminhada do presidenciável do PSL, logo abafado por outros gritos de “Ele não”. Depois, ao lembrar que foi ministro da Saúde, Costa recebeu nova vaia, que foi respondido com gritos de “Humberto, Humberto”. O petista destacou que as vaias “fazem parte da democracia”, mesma resposta dada pelo prefeito. Câmara não quis falar com a imprensa.

Apesar de aparecer com 27% das intenções de votos na pesquisa Ibope, 12 pontos percentuais a menos do que o socialista, que tem 39%, de acordo com a mais nova pesquisa Ibope divulgada, na última terça-feira, Armando Monteiro segue confiante. “Para nós a pesquisa é a da rua. E a rua está nos dizendo que vai ter segundo turno”, afirmou ele, durante caminhada, ao lado da deputada estadual Priscila Krause (DEM), candidata à reeleição, e do seu candidato a vice, vereador Fred Ferreira (PSC).

Ao ser questionado sobre o apoio presidencial, Monteiro afirmou que já escolheu o candidato que desejaria apoiar, mas não divulgou o nome. “Tem que ter 100% de compromisso com a ordem democrática, tem que defender a estabilidade econômica, o controle da inflação para garantir a geração de emprego”. Além disso, acrescentou que o postulante que ele quer “precisa ter uma postura firme e compromisso em relação à segurança no nosso País, precisa valorizar a família, cuidar dos mais pobres e precisa ser, acima de tudo, um patriota”.

Hoje, último dia de campanha de rua, Monteiro participa de caminhada, às 17h30, em Condado (Mata Norte), às 19h em Goiana (RMR) e finaliza com caminhada, às 21h, por Igarassu (RMR). O governador, por sua vez, fecha a campanha com caminhada, às 18h, na Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife.

Blog da Folha.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar