Política

João da Costa quer debater mobilidade urbana do Recife em audiência pública

Com o objetivo de debater a mobilidade urbana no Recife e seus vários modais de deslocamento, o vereador João da Costa (PT) vai convocar uma audiência pública na Câmara Municipal para tratar do tema tão importante para os moradores da capital pernambucana e da Região Metropolitana. A proposta, segundo o petista, é convidar a sociedade civil, movimentos sociais, especialistas e representantes do Executivo municipal e estadual, além setores da Casa de José Mariano, para discutir soluções para esse problema. A data do encontro será anunciada em breve.

Ex-prefeito do Recife, João da Costa destaca que, apesar dos esforços dos governos municipal e estadual em melhorar a mobilidade, na Zona Sul cidade, por exemplo, ainda há gargalos, o que acaba impactando na qualidade de vida da população. O vereador cita que intervenções viárias como a Via Mangue e a duplicação do viaduto Capitão Temudo – realizadas em sua gestão – deram maior fluidez ao trânsito. Porém, essas benfeitorias já necessitam de ações complementares, como a criação de mais ciclovias e ciclofaixas e ampliação das faixas, para garantir mais fluidez ao trânsito nessa região.

Já na Zona Norte da cidade, ressalta João da Costa, quem mais sofre mais são os trabalhadores, que perdem tempo considerável nos congestionamentos em transportes coletivos. O vereador informou que cerca de 30% das pessoas vão ao trabalho a pé e, por isso, a recuperação de calçadas é de suma importância. Ele pontua que a perda de tempo com os longos congestionamentos afeta diretamente a qualidade de vida de homens e mulheres que dependem de ônibus.

“É preciso debater o plano de mobilidade do Recife que amarga o título de um dos 10 piores trânsitos do mundo e não é só para carros, também para aqueles que usam transporte público”, ressaltou o vereador João da Costa. “Por isso vamos convocar especialistas, segmentos sociais, a Prefeitura e outros setores para, juntos, encontrar ou apontar soluções para esse grave problema de deslocamento que convivemos na cidade”, completou.

Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Veja Também

Fechar
Fechar