Educação

Primeiro lugar em medicina na Fuvest dá dicas de preparação para o vestibular

Após garantir vaga em 2019, Beatriz Rizzuto afirma que é essencial saber seus pontos fracos e não deixar dúvidas acumularem

Passar no curso e na universidade mais concorrida do Brasil não é tarefa fácil. Imagine então conquistar a primeira posição nesse desafio. Esse foi o feito da paulistana Beatriz Rizzuto. Aprovada em primeiro lugar da medicina da USP no ano passado, a estudante conta que não existe fórmula mágica: “é necessário dedicação”.

Beatriz afirma que seguiu uma rotina intensa de estudos, que incluiu finais de semana, feriados e até Natal. Segundo a estudante, ficar um dia sem tocar nos livros pode causar preguiça e criar um ciclo vicioso. Aos sábados e domingos, quando se sentia muito cansada, ela estudava apenas de manhã e relaxava à tarde. “Pelo menos um pouquinho durante o dia eu estudava”.

Isso explica por que o primeiro lugar no curso mais disputado da USP (115,2 candidatos por vaga no vestibular 2019) não foi por acaso. Durante a semana, Beatriz tinha aulas no Anglo Vestibulares pela manhã e, depois, estudava das 14h às 21h. Aos finais de semana, a rotina terminava às 18h.

Aos sábados se dedicava às tarefas que não tinha conseguido realizar durante a semana – o que era raro – e às matérias que tinha mais dificuldade. Nos domingos, ela se concentrava em treinar a redação.

A aprovação em Medicina não foi a primeira da vida de Beatriz. Logo após sair do colégio, ela já havia feito um ano de Curso Anglo, quando foi aprovada na Escola Politécnica, também da USP, em engenharia da computação. Depois de se formar, voltou para o mesmo curso pré-vestibular e, com um ano e meio de estudos, conquistou a vaga em medicina.

A estudante separou 5 dicas para quem está se preparando para o vestibular deste ano:

  1. Dedicação é a chave

A primeira dica primordial é o esforço, estar constantemente em buscar do objetivo. Segundo ela, é preciso entender que medicina é difícil – não pela dificuldade da prova, que é igual para todos, mas pela concorrência. “Eu escolhi abrir mão de muitas coisas durante meu ano de vestibular para realizar esse sonho. Abdiquei de finais de semana, feriados e datas comemorativas. Acho importante a pessoa pesar o quanto ela quer sacrificar para ter um resultado mais rápido. Pode ser que se eu não tivesse tomado certas decisões demoraria mais para conquistar a vaga”.

  1. Autoconhecimento vai te levar mais longe

É necessário reconhecer suas fragilidades para trabalhá-las. “Como sentia dificuldades em matérias de humanas, fazia resumos e cartões. Mas sempre testava novos métodos para ver o que era melhor para mim”. Beatriz ressalta que, assim, seu desempenho nos simulados melhorou com as técnicas de estudo. Por isso, se estiver empacado em um assunto, sem conseguir entender, procure mudar a abordagem de estudar o tema.

  1. Seus erros são o seu guia

Fazer simulados e treinar o modelo da prova é uma das dicas mais indicadas aos vestibulandos. Mas só fazer o simulado não basta. “Depois, é necessário analisá-lo criticamente. Ao corrigir os simulados, você vê quais são suas maiores dificuldades e entende seus erros. Analise o que você errou: foi por que sentiu dificuldade para entender o enunciado, por pressa ou por não saber o conteúdo?”

  1. Não deixe suas dúvidas acumularem

“É muito importante tirar dúvidas no mesmo dia em que elas surgem. Eu costumava fazer isso na plataforma do Anglo na internet e no plantão de dúvidas. Se você adiar a dúvida, poderá esquecer o motivo dela, o porquê errou ou até achar que não era algo tão importante. Entretanto, isso pode gerar uma bola de neve e prejudicar você futuramente.”

  1. Saiba conciliar os estudos com exercícios físicos

“Para mim, o vestibular é uma grande maratona. Eu fazia academia três vezes por semana. Para não me sentir tão culpada, gostava de gravar as aulas de humanas do curso Anglo e escutá-las enquanto fazia os exercícios.”

Sobre o Anglo Vestibulares (www.cursoanglo.com.br) – O Anglo Vestibulares iniciou suas atividades em São Paulo na década de 1950, sendo o primeiro curso preparatório para vestibular do país. Vinte anos mais tarde, expandiu a sua atuação para o Ensino Médio, com o Sistema Anglo de Ensino que, hoje, fornece material estruturado, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, para escolas conveniadas de todo o país. Atualmente, o curso conta com 6 mil alunos em quatro unidades. Reconhecido pelos altos índices de aprovação em vestibulares, seus alunos preenchem entre 50% e 60% das vagas das melhores universidades do Brasil. Desde 2010, o Anglo integra o portfólio de escolas e cursos da SOMOS Educação.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar