Acontece

Voluntários reformam creche comunitária na periferia do Recife

Desafiados pelo RenovaBR, jovens reúnem 50 voluntários e arrecadam mais de R$ 20 mil em vaquinha para reformar escola comunitária

No Brasil todo, milhares de crianças de dois a cinco anos não têm acesso à creche pública. No Recife, há mais de 20 anos, a Escola Comunitária Mundo Infantil do Chié, que fica na periferia da capital pernambucana, tenta suprir essa ausência do Estado e acolhe crianças não têm vagas em creches da rede pública municipal. Atualmente, a creche atende 70 crianças e é mantida a partir do esforço de moradores da comunidade. O esforço, porém, não dá conta de tudo que é necessário e os efeitos da escassez de recurso é vista, por exemplo, no prédio da instituição, que apresenta problemas estruturais no telhado e nas paredes. A pintura deteriorada e a falta de moveis e equipamento de lazer pioram o cenário.

Inconformados com a situação, os jovens Karla Falcão e Francisco Layon se juntaram e decidiram mudar essa realidade. Eles fizeram uma vaquinha online, arrecadaram mais de R$ 20 mil doados mais de 160 colaboradores. Além de garantir os recursos, eles reuniram voluntários para por a mão na massa. Mais de 50 voluntários estão se revezando diariamente na obra, que iniciou dia 13 de setembro e são supervisionadas pela equipe de engenharia da Construnir, uma empresa que presta serviço de engenharia de baixo custo para moradores de favelas. A previsão é concluir a reforma até o dia 5 de outubro.

O que motivou tudo isso? A ação foi instigada pelo RenovaBR, onde Karla e Francisco são colegas. Eles e mais 1400 alunos de todo o país foram desafiados a mudarem a realidade em que vivem. Francisco é de movimento comunitário e Karla teve a vida transformada pela educação e trabalha com isso há quase dez anos. Os dois acreditam na livre iniciativa como instrumento de transformação social. Os pernambucanos, que têm origem na periferia e conhecem bem a realidade da Chié, acreditam na livre iniciativa e entendem que uma creche comunitária envolve tudo isso: engajamento cívico, educação e livre iniciativa.

“O liberalismo em que eu acredito não fica só no discurso. Livre iniciativa é colocar a mão na massa para transformar o país, pra resolver os problemas sociais. Um país só é livre se sua sociedade é ativa e assume a responsabilidade”, comenta Karla.

Confira o antes e depois da reforma feita na creche comunitária:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar