Problemas econômicos gerados pela pandemia da Covid-19 no Sertão do Araripe foram destacados pelo deputado Antonio Fernando (PSC), na Reunião Plenária virtual desta quinta (16). Apontando perdas na indústria de produção de gesso e na produção leiteira da região, ele pediu que o Governo do Estado tome atitudes para ajudar esses setores.
“O Polo Gesseiro do Araripe, que concentra 90% da produção nacional, amargou uma queda de 80% nas vendas”, relatou o parlamentar, ressaltando que o setor tem mais de 400 fábricas, gerando 2,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos. “O segmento pede que a demanda contratada de fornecimento de energia possa ser suspensa, pois as fábricas hoje estão sendo cobradas como se estivessem funcionando 24 horas por dia, como acontecia antes da crise”, declarou.
Também foi afetada a bacia leiteira do Araripe. “O setor estava finalmente se recuperando da crise e agora é atingido pela pandemia”, lamentou Fernando. O deputado do PSC pediu que eventual ajuda do Governo do Estado aos produtores do Agreste seja estendida aos daquela região. “Pedem-se benefícios fiscais e auxílio nas dívidas junto aos bancos do Brasil e do Nordeste”, informou.
Saúde – Antonio Fernando ainda alertou para os problemas apresentados pelo Hospital Regional Fernando Bezerra, na cidade de Ouricuri. Ele alertou que, com a troca iminente de gestão da organização social de saúde (OSS) responsável pela unidade médicos foram demitidos e falta pessoal.
“Pedimos que essa mudança seja efetuada mais rapidamente. Além disso, o hospital está abarrotado de pacientes, apesar de a cidade não ter sido atingida pelo coronavírus”, apontou. O deputado solicitou que a UPAe de Ouricuri seja equipada para receber os pacientes de Covid-19 da região.