Educação

Pesquisador Petrolinense lança estudo sobre a importância das medidas de distanciamento social no sertão e detalha 10 ações que governos municipais podem realizar antes de diminuir as medidas

Pesquisador Petrolinense lança estudo sobre a importância das medidas de distanciamento social no sertão e detalha 10 ações que governos municipais podem realizar antes de diminuir as medidas

O pesquisador petrolinense Alan da Silveira lançou nessa quinta feira (30/04) um estudo em que levanta a importância das medidas de distanciamento social no sertão por conta da pandemia do Covid-19.

No texto o pesquisador destaca a importância dessas medidas para o sertão, principalmente por se tratar de uma região que uma infraestrutura de saúde ainda precária e um possível aumento de casos de corona poderia gerar o colapso de toda a região.

Alan fala que o sertão ainda não pode diminuir todas as suas medidas por estar testando pouco em relação a outras partes do mundo e do país, ele destaca “antes de pensarmos em voltar ao normal e abrir o nosso comercio precisamos entender a importância de testarmos mais. E apenas uma cidade não pode fazer isso, visto que todo o nosso sistema de saúde estar integrado e focado em cidades polo como Petrolina. somos como um organismo onde uma peça não pode agir sem a outra”

Além de falar da importância do distanciamento social, Alan levanta 10 ações que os governos municipais podem levar em consideração e realizar antes de diminuir qualquer medida de distanciamento social. Entre as 10, para ele a mais importante é a de mapeamento epidemiológico por bairro “Olha, se a gente começa a testar mais e mapeia esses casos por bairros em nossas cidades, poderemos começar a estabelecer focos de atuação e aos poucos ir melhorando a abertura dos comércios nas cidades do sertão”.

As 10 ações são: 1. Criação de um grupo/comitê pós-pandemia; 2. Criação do “Conselho da Cidade – Superando a Pandemia”; 3. Criação de uma Comissão de estudo dentro do Poder Legislativo e participação do Poder Legislativo no Comitê pós-pandemia; 4. Criação de grupo de ação entre municípios do sertão – Poder Executivo e Poder Legislativo; 5. A rápida desburocratização da cidade para criação de equipamentos que incentivem a venda online; 6. Guia com Produtos e serviços para garantir a venda dos trabalhadores locais; 7. Incentivo a grupos de WhatsApp de empreendedores por bairro; 8. O incentivo do voluntariado e da doação; 9. Unidades Básicas e postos de Saúde com destinação exclusiva para casos gripais; 10. Unidades de Emergência: contêineres para atendimento exclusivo;

Você pode ler um resumo do estudo e baixar o estudo completo aqui (https://bit.ly/estudo10acoes). O estudo pode ser utilizado por qualquer prefeitura do sertão e todos os interessados podem baixar, Alan destaca, na carta de apresentação no documento completo, que esse estudo será mensalmente atualizado com novas recomendações e que as prefeituras podem acompanhar e entrar em contato para recebe-las.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar