Acontece

Petrolina (PE): Conheça um pouco sobre quem é ZEZINHO DE MINDU

Zezinho de Mindu é pernambucano de Santa Filomena e mora em Petrolina há 28 anos.

Desde cedo, duas vocações se manifestaram:  o amor pela natureza e a participação em movimentos populares.  Criado na roça, filho de pais agricultores, cresceu aprendendo a lidar com a dureza de quem vive no semi-árido e precisa cuidar da terra para se alimentar. Mas, com olhar apaixonado, também aprendeu a amar as delicadezas da natureza e observar suas transformações.

Em 1992  começou a trabalhar no Recanto Madre Paulina, instituição criada pelas freiras  Irmã Maria Luciano Florentino e Irmã Graciema  Tamanho, ambas da Congregação da Imaculada Conceição. Há mais de 30 anos, o Recanto oferece  alternativas complementares e integrativas nos cuidados da saúde. Formou-se em Massoterapia, Espondiloterapia, Bionergia Humana, Renascimento, Quiropraxia e Reiki na Escola ALTEN, em Porto Alegre.  Hoje, além do atendimento no consultório de terapias, faz parte do Conselho Executivo do Recanto e é o coordenador do Projeto Todos pela PE-630.  Como acredita na força da transformação popular, Zezinho atua em movimentos   populares de defesa da saúde integral e pautas que visem a melhoria dos menos assistidos.

Esse ano, movido pela vontade em ser porta-voz das comunidades e com apoio de lideranças, professores, jovens ativistas e amigos do Recanto, Zezinho lança sua pré-candidatura a uma das vagas na Câmara Municipal de Petrolina.

Em sua pauta de trabalho no mandato legislativo, Zezinho pretende debater e defender políticas públicas municipais nos seguintes temas:

SAÚDE COMPLEMENTAR E INTEGRATIVA-  Políticas, ações e debates que valorizem a saúde integral e complementar. Ou seja, a utilização de plantas medicinais e raízes, terapias holísticas e cuidados. É possível oferecer à população, via canais de saúde pública municipal, alternativas que auxiliem no cuidado de doenças e no equilíbrio de corpo e mente.

DEFESA DAS COMUNIDADES E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS- Nos últimos anos, os movimentos sociais ganham espaço e protagonismo na defesa de seus direitos. Como é oriundo de uma família humilde e que valoriza o trabalho, Zezinho conhece de perto seus anseios. Morador do Alto do Cocar 2 e trabalhando no Ouro Preto, está próximo das necessidades e sabe que é preciso ouvir os moradores para saber quais são suas necessidades. O papel de um vereador sensível é ser um canal aberto para busca de melhorias.

ALIMENTOS ORGÂNICOS. Uma paixão que se revela e da qual ele é testemunha dos benefícios pois consome comida orgânica e vibra com a força que esses alimentos tem. Por isso, em seu mandato, vai ser o representante dos agricultores e comerciantes de orgânicos. É possível implantar políticas de cultivo e estímulo ao consumo de alimentos mais saudáveis. ESSA É UMA PAUTA URGENTE pois, quando a população se alimenta melhor, consequentemente tem mais saúde e diminui suas necessidades de atendimento em postos de saúde e hospitais.

ENERGIA SOLAR. Se o sol é uma benção em nossa cidade, devemos agradecer a Deus e utilizar suas possibilidades. A energia solar é uma realidade que precisa ser apresentada e oferecida. É possível que escolas e hospitais sejam alimentados dessa maneira? Como levar energia solar para as famílias mais carentes? Quais os impactos positivos do uso desse recurso na vida dos petrolinenses? São Questões que tem que ser debatidas e esclarecidas na Câmera de Vereadores.

ECOLOGIA. Desde que o Brasil foi sede da ECO 92, esse conceito começou a ser disseminado em nossa sociedade. Quais os recursos que precisam ser preservados? Como levar consciência e planos de ação para as escolas municipais? Uma cidade com mais parques e praças arborizadas torna seu clima mais confortável?

ECONOMIA CRIATIVA. Tema atualíssimo. Micro-empreendedores, pequenos comerciantes, artesãos, artistas, agricultura familiar. Petrolina tem gente nessas áreas e quem possui um mandato no legislativo municipal, precisa estar atento à essa realidade e suas possibilidades. O executivo pode adotar leis que incrementem a força da economia criativa e assim fortalecer uma rede imensa de pessoas, com a garantia de emprego e renda.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar