CidadePolítica

Serviço de convivência adapta atividades e mantém assistência remota a famílias de Petrolina

Apesar das medidas de prevenção à covid-19, as equipes da Prefeitura de Petrolina continuam executando diversas atividades voltadas às famílias assistidas pela rede socioassistencial. Umas delas, é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) cujas ações foram adaptadas para que as famílias recebessem o devido atendimento de forma remota para evitar aglomerações.

De acordo com a secretária executiva de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar, Doriane Secchi Mascarelo, os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos pensaram em ações estratégicas que pudessem manter os vínculos mesmo à distância. “Mesmo diante de tantas dificuldades impostas pela covid-19, estamos dando continuidade aos nossos serviços, sempre prezando pelos cuidados e orientações com o objetivo de garantir a proteção e, acima de tudo, a prevenção das situações de vulnerabilidade a estas famílias atendidas pela rede“, explica.

Para dar continuidade às atividade, as equipes criaram grupos de whatsapp com as famílias inseridas no PAIF e também planejaram a entrega de atividades aos grupos de crianças e adolescentes. Já o atendimento via whatsapp, com chamadas de vídeos, é feito aos usuários dos grupos dos idosos, crianças e adolescentes com objetivo de aproximar os usuários aos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

PAIF – O serviço do PAIF é desenvolvido através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e integra o nível de proteção social básica do SUAS e consiste num trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, além de prevenir a ruptura de seus vínculos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê ainda o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo e protetivo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar