Cidade

Engenheiro Agrônomo conquista a aprovação em três programas de Mestrado no Sertão do São Francisco

O Engenheiro Agrônomo Teonis Batista, que colou grau no dia 20 de janeiro, foi aprovado, antes mesmo da formatura, em um programa de mestrado em instituição de renome no cenário brasileiro.

Teonis, foi aprovado em três programas, sendo no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal  Edital PRPPGI Nº 20/2020 pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

No  Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais (PPGCM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco.  EDITAL Nº 21/2021. Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada, ofertado pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III da  Universidade do Estado da Bahia (UNEB),  em Juazeiro.

O agrônomo decidiu fazer o mestrado em produção vegetal na área de Estudo da Cognição em Fisiologia Pós-Colheita, sua pesquisa será voltada para  trabalhos  com ênfase na cultura de importância social e econômica para a região como videira. “Minha familia sempre me incentivou a estudar, me dando todo suporte”, destaca.

O pesquisador Teonis Batista  ressalta que diversos aspectos foram importantes para essa conquista. “A iniciação científica desde o primeiro semestre até o último,  a orientação da professora  Flávia Cartaxo, Adelmo Santana, Patricia Pereira e Vitor Lorenzo, bem como a estrutura e as oportunidades oferecidas pelo IF-Sertão Campus Petrolina Zona Rural foram fundamentais tanto para a escolha do mestrado como também pela aprovação”, ressaltou.

“Essa conquista se deve ao apoio recebido durante a graduação onde foi possivel  desenvolver  projetos na área de Ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Teve experiência na áreas de conhecimento de plantas medicinais: resgatando e reconhecendo as práticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais e remédios caseiros. Publicou artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, na forma de resumos, resumos expandidos e artigos completos. Possui 8 capítulos de e-books publicados. E faz parte do grupos de pesquisa de Ecofisiologia e Taxonomia das Plantas da Caatinga coordenado pela Professora Dra. Flávia Cartaxo Ramalho Vilar atuando nas linhas de pesquisa, Educação ambiental no campo, Biodiversidade da flora da caatinga: Florística e Fitossociologia, Plantas medicinais:ecologia, anatomia, taxonomia, prospecção fitoquímica e farmacobotânica e a extensão rural e o desenvolvimento sustentável.

“Agradecimentos também ao projeto do Horto Medicinal Orgânico, pela oportunidade de conduzir minhas pesquisas acadêmicas” disse o mestrando.

O novo engenheiro agrônomo informou, ainda, que seu desejo é seguir na área da pesquisa e se dedicar futuramente à docência.

Teonis ainda declarou que “é muito grato a todos os professores e professoras sua infancia até a do curso de Engenharia Agronômica do IF-Sertão Campus Petrolina Zona Rural  por todo apoio e incentivo que tive durante e após a realização da graduação.

Fonte: Blog do Jean Britto

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar