Política

Vereador propõe projeto de lei para a criação de semana dedicada ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Marcio Ribeiro, autor da proposta, é Presidente da Comissão de defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

RIO DE JANEIRO, MARÇO DE 2021 – O vereador Marcio Ribeiro, do Avante, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deu entrada em um projeto de lei solicitando a criação da “Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)”. O objetivo do parlamentar é que a semana estimule a disseminação de mais informações sobre o assunto, gerando um maior esclarecimento sobre o tema e mais apoio aos familiares.

Também conhecido como Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA), o transtorno é caracterizado pela falta de atenção e pela hiperatividade, sendo um distúrbio neurobiológico que pode ser identificado já na infância. O TDAH acomete mais de 330 milhões de pessoas no mundo, sendo 10 milhões somente no Brasil.  Para o parlamentar, não dar a devida importância aos sintomas e efeitos do transtorno é estigmatizar as pessoas afetadas:

“Estamos falando de um distúrbio que afeta 6% das crianças e 6,9% no caso dos jovens no Brasil, segundo dados da OMS. Por isso é importante que o diagnóstico e tratamento seja feito de forma precoce. É um tema de preocupação entre os pais e os educadores, pois quando não acompanhado de forma correta,  pode gerar prejuízos no desenvolvimento educacional de adultos e crianças, impactando também no convívio com outras pessoas em família ou em sociedade”, avalia Marcio Ribeiro.

O PL sugere que seja feita uma mobilização da sociedade em geral, por meio de parcerias entre órgãos públicos e privados, associações e entidades, no intuito de promover atividades que proporcionem a discussão, reflexão e divulgação de dados sobre o TDAH no município do Rio de Janeiro, com a realização de debates, palestras, seminários, fóruns, e ações que conscientizem a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce para pessoas que sofram do transtorno.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar