Artigo

“A leitura e o estímulo familiar”, por Joseilde Paulino

No dia que comemoramos o dia Nacional do Livro Infantil

Em artigo enviado ao Blog, a professora Joseilde Paulino fala sobre ‘A leitura e o estimulo familiar”. Uma boa leitura.

Leia na íntegra.

No dia que comemoramos o dia Nacional do Livro Infantil que tem como patriarca o escritor da Literatura brasileira, Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, abrirmos o diálogo para falarmos um pouco sobre a importância da leitura no ambiente familiar.

O primeiro estímulo da leitura que a criança tem ou deveria ter vem do ambiente familiar, pois o hábito de ler em família ajuda no desempenho escolar do aluno. E como deveria ser este estímulo em casa? A dica principal seria a leitura de rótulos de alimentos, revistas em quadrinhos, leitura de imagens, contação de história por algum membro da família, uma visita a uma biblioteca, tudo isso associado a um momento prazeroso que a família deverá criar em seu ambiente. São algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento da leitura e formar futuros cidadãos leitores.

Praticando essas ações em casa, a tendência é que a escola possa receber alunos mais engajados, mais participativos e ativos no mundo da leitura, uma vez que o hábito praticado em casa servirá como base para o trabalho pedagógico do professor.

E o aluno que não tem convivência com a leitura e com livros em casa o que a escola pode fazer? A escola deverá criar mecanismos para aguçar o desejo no aluno pela leitura, através de textos lidos pelo professor na abertura da aula, criar um cantinho da leitura na sala de aula para que os alunos tenham contato com os livros e suas imagens, confeccionar a maleta da leitura viajante, nela será contido livros literários infantis onde a escola contará com a participação da família na leitura dos mesmos e no dia seguinte, o aluno fará o reconto à turma do livro lido no ambiente familiar. Como podemos perceber, mesmo que o aluno não saiba ler, ele fará o reconto por que teve o auxílio, a ajuda e a participação da família.

Enfim, a parceria família e escola é um casamento sem separação.

Joseilde Paulino é Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Lagoa Grande (PE), proprietária do Colégio Gota de Ouro, tem formação em Pedagogia pela universidade de Pernambuco, especialização em Gestão Escolar e Educação Infantil, Mestra em Psicanálise na Educação e Ciências da Educação e Doutoranda em Ciências da Educação.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar