Artigo

Artigo: Falta senso crítico dos jovens e professores manipulados pelo sistema podre da política

Por Fábio Cardoso

Todos já ouviram falar do mundo globalizado, o mundo das informações, das tecnologias, entretanto, até que ponto essas tecnologias deixam de ser ferramentas sociais nas mãos dos jovens para ser apenas brinquedos, animações de adolescentes?

O que eu quero dizer é que os jovens estão deixando de cumprir seu papel social na sociedade, por que não estão sabendo usar a mais poderosa tecnologia acessível nas mãos que é a um celular conectado com a internet. Os jovens estão deixando de serem protagonistas de suas histórias para serem manipulados pelo sistema corrupto, podre da política oportunistas.

Hoje falei com um jovem que estuda em uma rede municipal de ensino e perguntei a ele sobre a merenda, o jovem um pouco tímido disse que todos os dias a merenda é biscoito com suco. Eu perguntei a ele, se o mesmo reclamou junto a secretaria, se ele questionou por que o cardápio não muda e por que são gastos milhões com merenda escolar e não tem uma merenda escolar de qualidade. E também questionei se ele já levou o caso a gestão da escola, se ele já procurou a secretaria de educação, a prefeitura, o ministério da educação, entretanto, o jovem calado, de cabeça baixa, com uma ferramenta gigantesca nas mãos que é seu celular para registar tudo, fotografar tudo, enviar denúncias aos órgãos de competência, simplesmente disse que não fez nada.

Voltei a questionar o jovem se a professora faz algum tipo de orientação, afinal a escola desempenha seu papel crítico, tem suas fundamentações em formar cidadãos críticos, analisadores e conhecedores de seus direitos e deveres, a resposta do jovem é que a professora não comenta nada.

A professora não comenta por que é vítima do sistema político, é uma professora contratada que não tem autonomia de falar, de orientar seus alunos a denunciar, a cobrar, por que se fizer isso, a secretaria corta seu ganha pão, coloca para fora e expulsa do sistema.

A política está destruindo o senso crítico dos nossos jovens e encurralando, amedrontando os nossos professores. Os professores precisam de liberdade, eles são a liberdade deste país!

O que podemos fazer? Tudo! Levantar a cabeça, estudar, pesquisar e fazer da vida uma filosofia, de questionamentos, de perguntas, de aprendizagens!

Usem as tecnologias para o bem e não apenas para jogos. Liberdade jovens!!

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar