Cidade

Priscila Krause denuncia irregularidade em compra de medicamento pela Prefeitura de Recife

A deputada Priscila Krause (DEM) apresentou aos órgão de controle novas informações sobre compras de materiais hospitalares e medicamentos feitas pela Prefeitura do Recife (PCR) entre março e maio de 2020. Na Reunião Plenária desta quarta (23), ela revelou ter descoberto 19 mil unidades do antibiótico Cefepima com validade até 30 de março deste ano estocadas em almoxarifados do município e da Secretaria Estadual de Saúde.

“É necessária uma ação urgente para que os remédios não sejam desperdiçados”, alertou a parlamentar, que já protocolou 58 ofícios apontando problemas em aquisições emergenciais realizadas pela PCR durante a pandemia. Os documentos adicionais foram anexados às representações já feitas aos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPPE), bem como ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

Segundo a democrata, desde 2020, a Prefeitura do Recife foi alvo de oito operações da Polícia Federal, 46 auditorias especiais do TCE e, pelo menos, cinco inquéritos civis no MPPE. Entre as denúncias feitas por ela, estava a da estocagem de mais de 400 mil unidades do anestésico Propofol prestes a perder a validade.

“Depois da minha iniciativa, o medicamento foi doado para outros municípios e Estados”, contou Priscila Krause. “Além desse problema, apontamos indícios de superfaturamento e de superdimensionamento de produtos, assim como de compras em empresas de fachada”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar