Sem categoria

100 dias para o Enem: no que você precisa ficar atento até o dia da prova

Confira dicas de especialistas do SAS Plataforma de Educação para estudar e se preparar para a prova mais importante do ano

São Paulo, agosto de 2022 – No segundo semestre de 2022 os estudantes, especialmente do último ano do Ensino Médio, poderão realizar a prova mais importante do país: o Enem. Apesar dos impactos causados pela pandemia nos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio continua sendo a principal porta de entrada em universidades brasileiras – e até mesmo do exterior – e, para isso, o SAS Plataforma de Educação destaca algumas dicas aos estudantes para se preparar e ficar atento até o dia da prova.

O Enem é, atualmente, o segundo maior concurso do mundo, atrás apenas do Gaokao, vestibular chinês que equivale ao Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro. Por isso, a pressão que antecede os anos e meses de preparação é intensa. Mas, segundo o professor Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS, o preparo emocional para realizar a prova é tão importante quanto o conhecimento necessário das matérias. “Se um aluno tiver facilidade com questões de exatas, mas não tiver calma para interpretar o texto do enunciado, isso pode atrapalhar o seu entendimento e desempenho na elaboração da resposta. A prova do Enem traz muitos detalhes que demandam atenção para evitar de se confundir ou cair em pegadinhas. A ansiedade e o estresse são comuns, mas devem ser controlados e treinados ao longo do ano, para chegar no dia do teste preparado ao que virá nas próximas horas.”

Em relação às disciplinas, o professor cita algumas temáticas mais registradas nas últimas provas, que podem cair este ano novamente e devem estar no radar dos alunos durante os estudos. Em matemática, por exemplo, é muito mais provável que cobrem Geometria e Razão e Proporção, do que questões de Trigonometria. Já em Língua Portuguesa, Leitura e Interpretações de Texto lideram o ranking de perguntas, enquanto apenas 1,1% da prova costuma cobrar questões de Figuras de Linguagem. Já quando falamos sobre redação, a dica é estar atualizado sobre os atuais problemas e questões sociais do Brasil que englobam todas as 5 regiões (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), e produzir, ao menos, uma dissertação por semana. Dessa forma, o estudante treina as suas habilidades até que se sinta mais confiante e consciente em relação aos cuidados com que o texto da prova exige. Isso vale para as outras áreas do conhecimento: estudar um pouco, todos os dias, faz com que a matéria não acumule e os estudos rendam mais.

“É importante sinalizar que os próximos 100 dias desse segundo semestre também serão decisivos para aqueles que querem ir bem no Enem, e ainda dá tempo de se preparar. Porém, é importante que o aluno não se desespere e não queira aprender, em poucos dias, os conteúdos de três anos e coisas novas. O foco deve ser estudar o que já sabe e se preparar psicologicamente”, ressalta Ademar. O SAS conta com uma página totalmente dedicada ao Enem, com um raio-x completo da prova em cima de dos conteúdos cobrados nos últimos 13 anos. Em 2021, o SAS desenvolveu um site com o raio-x completo do Enem, com dicas, análises e questões para treinar o conhecimento, além de lives com os professores fazendo a cobertura dos dois dias de prova. Este ano, a empresa dará continuidade ao projeto, para contribuir com o preparo dos alunos.

Segundo dados do Ministério da Educação, o Enem 2022 teve o menor número de pessoas inscritas desde 2009, quando se tornou, oficialmente, um vestibular. Os motivos são diversos e variam desde a pandemia, até as desmotivações causadas pelas lacunas de aprendizagem deixadas nas escolas, as incertezas em relação ao futuro, entre outros. Portanto, é de suma importância voltar a incentivar os alunos para participar e ajuda-los na preparação. Segundo o professor Ademar Celedônio, além de ser a principal porta de entrada em universidades brasileiras, o Enem também abre caminhos para cursos de graduação em países como Portugal e Espanha e, somente os que participam da prova podem utilizar o PROUNI, sistema do governo que fornece bolsas em instituições particulares.

Tendo em vista a importância deste exame nacional, o SAS Plataforma de Educação investe constantemente na atualização de seus materiais didáticos, além de oferecer simulados desenvolvidos especificamente para o preparo dos alunos para o Enem, construídos para serem o mais próximo possível da prova oficial. A empresa também conta com soluções para a formação dos professores, com conteúdo exclusivos para a preparação do Enem, para contribuir que suas escolas parceiras conquistem os melhores resultados no ranking dos participantes do exame e de aprovados em universidades. Para ficar atento aos conteúdos do “SAS no Enem”, acompanhe os canais oficias da empresa pelo Site: https://saseducacao.com.br/; Facebook: www.facebook.com/SASEducacao/; Instagram: www.instagram.com/saseducacao/; e Linkedin: www.linkedin.com/company/saseducacao.

 

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há 18 anos, oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país, como o Enem, estão há 9 anos entre as oito primeiras em aprovação no SISU.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar