Educação

Parceria entre creches e famílias potencializa o desenvolvimento infantil dos estudantes de Petrolina

Buscando promover o desenvolvimento infantil dos estudantes da Rede de Ensino, os Centros Municipais de Educação Infantil e unidades do Programa Nova Semente de Petrolina, investem de forma permanente na parceria com as famílias. O objetivo é que esta união garanta o suporte que a criança necessita para crescer de maneira adequada. Desta forma as 127 creches mantêm um diálogo constante e saudável com os pais, envolvendo toda a família na construção de uma rede de cuidados.

Esta aproximação possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo entre as instituições e responsáveis no processo educacional. A secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, destaca que essa integração é um processo em que todos saem ganhando. A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já as creches focam na educação e no crescimento integral do ser humano. Poliana ainda ressalta que entre as estratégias de aproximação com as famílias, as unidades promovem uma série de encontros durante o ano visando o fortalecimento de vínculos.

“Trazemos as famílias para dentro das creches, por meio de eventos, das reuniões pedagógicas, do envolvimento nas atividades lúdicas e nos projetos estruturantes. Acreditamos que a relação entre família e escola pode colaborar muito na formação e no desenvolvimento dos alunos. Ambas têm um importante papel complementar no processo de aprendizagem da criança e se estivermos mais próximos o ganho é maior. Hoje, percebemos que os pais se sentem seguros com relação ao trabalho desenvolvido nas creches. O nosso prefeito Simão Durando, nos incentiva sempre para que seja criado um vínculo de confiança e parceria”, pontuou Poliana.

Satisfeita com a parceria constante com a unidade do Programa Nova Semente Jesus Pequenino, a mãe do aluno Matheus, Valdenice Sales, destaca que é fundamental que a família e creche andem de mãos dadas, para assim, promover uma educação de maior qualidade. “Eu estou muito contente com o trabalho da creche que meu filho estuda, pois sempre está buscando envolver a família nas ações da unidade. Estes momentos são a oportunidade de conhecer o trabalho da instituição e fortalecer a confiança, mostrando que no espaço escolar as crianças estarão seguras e se desenvolvendo plenamente“, finalizou Valdenice.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar