Cidade

Fifa anuncia Mundial de Clubes com 32 times em 2025

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (16) um novo formato para o Mundial de Clubes, intenção antiga do presidente Gianni Infantino. Segundo a entidade, a competição passará a ter 32 clubes a partir de 2025.

O anúncio foi feito em Doha, em coletiva de balanço antes do último fim de semana da Copa do Mundo do Catar. A entidade anunciou também um Mundial de Clubes feminino, reivindicação antiga de torcedores e dirigentes, mas não deu detalhes. Outro anúncio importante para o esporte feminino foi a intenção de igualar o número de seleções femininas participantes dos Jogos Olímpicos para 16, como no futebol masculino.

A entidade tinha aprovado desde 2019 um novo formato para a competição: seria quadrienal, com 24 clubes e uma fase de grupos, mas questões de calendário e a pandemia da Covid-19 inviabilizaram sua implementação.

Naquele ano, a entidade, já presidida por Gianni Infantino, buscava um formato mais atraente para o torneio, que envolvesse de fato vários clubes ao redor do mundo. Já se especulava, na época, a hipótese de 32 participantes, mas a ideia final para o piloto da competição, aprovada pelo conselho executivo, foi a de 24.

A ideia inicial era de que o torneio estreasse em 2021, ocupando a vaga no calendário internacional da extinta Copa das Confederações. A sede seria a China. Em comunicado divulgado em março de 2020, quando a pandemia foi declarada, Infantino prometeu decidir a data de implementação do torneio “quando a situação estivesse mais clara”. Algumas opções, segundo ele, seriam adiar para o fim de 2021, 2022 ou 2023, mas o novo formato acabou ficando para 2025.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar