Sem categoria

Mais de 60 crianças aguardam vagas em UTIs infantis de PE

Do g1 Pernambuco

Foto: Reprodução TV Globo

ASecretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que até quinta (15) 68 crianças e três bebês permaneceram na fila de espera por uma vaga em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais em Pernambuco.

Segundo dados da SES-PE, neste ano, foram registrados quase 2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes de até 10 anos, com 36 mortes confirmadas (saiba mais abaixo).

Ao g1, a designer de unhas Luanna Luzia, que aguarda há 9 dias a transferência da filha Maria Clara, de 1 mês – internada com bronquiolite na UPA do Ibura -, denunciou que tem enfrentado um cenário de superlotação nos hospitais.

Segundo Luanna, após receber alta do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), onde ficou internada por 12 dias, a filha dela voltou a ter sintomas da doença, sendo levada à UPA do Ibura.

Luanna disse ainda que também passou por momentos difíceis quando a bebê estava no Imip, onde permaneceu por cinco dias na Sala Amarela, antes de seguir para outra ala de cuidados mais intensivos. Mas não conseguiu vaga na UTI.

“Diziam que não faziam nada por ela porque não tinha leito de UTI, só tinha ali na Sala Amarela. As mães que chegam lá na recepção não têm nem lugar para sentar; é sempre em pé para tentar ser atendida. Quando conseguem, são 10 horas da noite. Sempre tem briga lá. Quando eu estava lá, vi mãe bater em segurança. Está desesperador”, contou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar